23 de março de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de março de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Governo acelera aprendizagem de 2 mil jovens no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/01/2010
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

AAAPoronga
Portas abertas. Foi assim, em poucas palavras, que a jovem Edilareza Magalhães, 17, definiu a importância do Projeto Poronga em sua vida, logo após receber o certificado de conclusão de ensino fundamental 5ª a 8ª série com mais 126 estudantes na noite da última sexta-feira, 29, no município de Xapuri. A cerimônia contou com a presença do prefeito, Bira Vasconcelos, da coordenadora do projeto, Emily Areal, vereadores e dezenas de pais dos formandos. O índice de aprovação no município foi de 99%.

“Aprendi muito com este programa, que me fez voltar a acreditar em mim, pois antes não tinha fé em concluir, e hoje, só penso em continuar meus estudos. Quero abrir mais portas e dizer para todos que estão fora da sala de aula que conheçam esta iniciativa”, fala emocio-nada Edilareza que fez questão de ler para o público presente uma carta escrita por ela em agradecimento aos professores.

O Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental para alunos em distorção idade/série – Projeto Poronga foi criado em 2002 em parceria com a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de corrigir a distorção e proporcionar uma educação, onde o aluno aprenda a ser, desenvolvendo valores e resgatando a cidadania, buscando uma formação integral.

Desde sua implantação, o Poronga já conseguiu diminuir para menos de 30% o indicador de distorção idade/série no Acre, que chegava a 54,12% de alunos matriculados no ensino fundamental na zona urbana. O êxito se deve em grande parte a sua expansão (11 municípios atendidos) e metodologia de ensino. A estudante Francileuda da Silva, 16, faria parte das estatísticas de distorção se o programa não tivesse chegado a Xapuri, pois desistiu de estudar logo após sua gravidez, e não teve mais ânimo para retornar a escola. “O Poronga veio para avançar meu aprendizado. Aqui tive o apoio e o estímulo de toda a equipe para não desistir”, afirma.  

De acordo com Emily Areal, não foi fácil colocar em prática e obter confiança por parte da opinião pública e dos educadores um projeto inovador na maneira de construir o conhecimento. “Inicialmente a falta de credibilidade por parte das escolas, alunos, comunidade escolar e sociedade em geral que desacreditava na prática da unidocência e na metodologia, pudessem de fato acontecer e garantir a qualidade da aprendizagem dos alunos”, revela.

A programação das formaturas segue desde sábado, 30, com a certificação de 115 estudantes de Brasiléia e 82 de Epitaciolândia. Em fevereiro acontecem as colações de grau de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madu-reira, Senador Guiomard, Bujari, Feijó e Tarauacá. No total, 2.080 estudantes receberão o diploma de conclusão do ensino fundamental .

O desafio agora do programa  é reduzir até o final de 2010  o índice de distorção idade/série para 20% no ensino fundamental. Em comparação  aos outros estados o  Acre apresenta um dos menores indicadores de alunos em atraso escolar, servindo de referência e modelo para estados como Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Brasília e Tocantins.

Os profissionais do Estado adquiriram ao longo dos nove anos  de atividade, competência técnica no desenvolvimento da formação continuada de professores e supervisores, e hoje, a equipe é convidada para promover capacitações em outras regiões  do país, com a experiência de quem já certificou quase vinte mil estudantes, possibilitando-os de continuar  seus estudos  no ensino regular.  (Ascom SEE)

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
ADVERTISEMENT
Anterior

Empresas de ônibus se preparam para atender deficientes físicos

Next Post

Diante de fraco adversário, Juventus goleia em amistoso

Mais Notícias

Geral

Trechos das BRs-364 e 317 são liberados após enxurrada, confirma PRF

6º destaque

Vídeos mostram trechos ainda inundados na tarde desta quinta, em Rio Branco

Programação incluiu apresentação de diversos painéis sobre o potencial de negócios do Peru.. Foto: cedida
Geral

Acre é destaque no 2º dia de Expo Peru Brasil, em São Paulo

2º destaque

Chuvas serão intensas até o próximo final de semana e famílias serão removidas de áreas afetadas, diz Defesa Civil de Rio Branco

Geral

Em Curitiba, representantes da Prefeitura de Rio Branco fazem visitas técnicas em evento sobre transporte público

Geral

Correios abre edital para contratação de serviço de vigilância nas unidades do Acre

Mais notícias
Next Post

Diante de fraco adversário, Juventus goleia em amistoso

Diante de fraco adversário, Juventus goleia em amistoso

ADVERTISEMENT
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre