4 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Gladson Cameli condena caos energético no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/01/2010 - 04:40
Manda no zap!CompartilharTuitar

asestrelas9
O parlamentar acreano foi um dos membros da CPI da Energia Elétrica que entregou o seu relatório final em novembro último. Mas, ontem, diante do caos instaurado, em Rio Branco, pelo apagão, Gladson, garantiu que vai à Brasília para pressionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para tomar providências para solucionar a situação do Acre. O deputado contou que os acordos feitos entre a CPI e os organismos responsáveis pela distribuição de energia não foram cumpridos. “A Aneel é o órgão regulador e tem que tomar providências satisfatórias porque essa si-tuação pela qual estamos passando no Acre é um absurdo”, protestou. 

Eletroacre garantiu que não haveria apagão em 2010
 Parece ironia do destino. Mas, ontem, a Eletroacre estampava na imprensa acreana que não haveria problemas de ‘apagão’ no Estado, este ano. No entanto, a população sofreu durante mais de seis horas sem energia. Gladson analisou a situação: “é ridículo que a população esteja pagando um preço tão alto nas tarifas e receba em troca uma péssima qualidade do serviço de energia pública. Tenho brigado muito contra isso no Congresso Nacional, desde o ano passado, para que não houvesse mais aumento das tarifas e a qualidade do fornecimento melhorasse. Conseguimos reduzir o preço das tarifas, mas a maioria dos consumidores ainda não foi beneficiada. Hoje, estamos vivenciando esse caos com a população triste perdendo seus produtos e acumulando prejuízos. Isso é um absurdo”, salientou.

O parlamentar acredita que deva haver uma união para mudar a situação. “Quero pedir o apoio dos Ministérios Públicos Estadual e Federal para que possamos juntos acharmos uma alternativa para esse absurdo. Em pleno século XXI nós estarmos sofrendo apagões constantes. A população paga um preço abusivo e não tem um serviço de qualidade. Isso não é justo. A minha briga ainda não terminou e vou pedir o apoio dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para conseguirmos resultados concretos nessa luta em benefício de todos os acreanos. Esse problema tem que ser resolvido de uma vez por todas”, alardeou. (N.L.JR)

CPI da Energia Elétrica
Os resultados da CPI da Energia Elétrica foram comprovados, segundo Gladson. “Houve um acordo entre a CPI e as distribuidoras de energia, com a participação dos Ministérios Públicos. Agora, estou indo à Brasília para provocar a ANEEL e saber o seu posicionamento em relação a essa situação. Nós não vamos poder mais aceitar o que está acontecendo no Acre. Se for necessário vamos convocar a população para protestar contra esses abusos. Queremos achar uma alternativa. Não podemos é ficar de braços cruzados esperando que as soluções caiam do céu. Não é possível mais vender ilusões para a população acreana”, afirmou.

O deputado quer também que o Governo do Estado pressione a Eletrobrás e a Eletronorte. “Esse não é o primeiro apagão que vivemos na Capital. Será que isso está correto? Ainda mais com as taxas absurdas que pagamos. Está correto a Eletroacre não acatar as determinações da Aneeel de baixar o preço de energia e melhorar os serviços? O poder executivo tem autonomia para intervir politicamente nessa situação”, argumentou. (N.L.JR)

Estação de geração de energia de emergência
No começo do ano passado o Sindicato dos Urbanitá-rios havia denunciado a intenção da Eletronorte de desativar a usina energética, na Morada do Sol. Eles queriam transferir os funcionários para Belém e Macapá. As instalações também teriam novos destinos. No entanto, com a denúncia dos sindicalistas houve um acordo com a bancada federal acreana para a permanência da estação. Gladson esteve presente. “Combinamos que quando faltasse energia através do linhão a usina deveria entrar em funcionamento para não faltar energia em Rio Branco. Mas ela não funcionou e nós vamos pressionar a Eletrobrás para que isso aconteça. Eles não estão cumprindo o acordo”, denunciou.

Prejuízos políticos
Para o deputado os constantes problemas na área energética do Acre poderão trazer também prejuízos políticos. “Com certeza, a população terá o momento e a hora certa para responder a essa situação. Por isso, estou pedindo encarecidamente para que todos os poderes se unam para darem uma reposta convincente à população acreana. É uma barbaridade o que estão fazendo por aqui”, destacou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Gladson também criticou a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul que recentemente aprovou o aumento da Taxa de Iluminação Pública (TIP). “As contas não estão tendo redução e os vereadores cometeram um erro ao aumentar a TIP em mais 15%. Enquanto a energia deveria baixar estão contri-buindo com o aumento. Nós queremos melhorar o serviço e uma meia dúzia de vereadores aumenta as tarifas através da TIP. É uma loucura”, finalizou.

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Polícia prende 4 acusados de assaltar distribuidora

Próxima Notícia

SEXTA-FEIRA DE CAOS

Mais Notícias

Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
POLÍTICA

Kamai critica acúmulo de função por Biths na Saúde e Articulação: ‘inversão de prioridade’

03/07/2025
Vereador Márcio Mustafá é oficializado líder de Bocalom na Câmara de Rio Branco
POLÍTICA

Vereador Márcio Mustafá é oficializado líder de Bocalom na Câmara de Rio Branco

03/07/2025
Após recusa de Márcio Pereira, Bocalom recua e nomeia Rennan Biths como novo articulador político
Destaques Cotidiano

Após recusa de Márcio Pereira, Bocalom recua e nomeia Rennan Biths como novo articulador político

03/07/2025
Veja como votaram os deputados federais do Acre no projeto que amplia vagas na Câmara
POLÍTICA

Veja como votaram os deputados do Acre no PL que dobra pena mínima para crimes hediondos

03/07/2025
Tião Bocalom anuncia Rennan Biths como novo secretário municipal de Saúde
POLÍTICA

Após recusa de Márcio Pereira, Rennan Biths é cotado para assumir articulação da Prefeitura de Rio Branco

02/07/2025
Márcio Pereira diz não ter autorizado nomeação como articulador da prefeitura e vai pedir anulação do decreto
POLÍTICA

Márcio Pereira diz não ter autorizado nomeação como articulador da prefeitura e vai pedir anulação do decreto

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

SEXTA-FEIRA DE CAOS

Referendo sobre a hora do Acre será realizado nas eleições deste ano

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre