Pular para o conteúdo

Últimos dias para as inscrições nos editais estaduais de cultura

 cultura_2   
 
Artistas, entidades e fazedores de cultura têm até esse mês para realizar inscrições conforme os editais estaduais de cultura ainda em aberto. Ambos lançados em 2009, os editais para o Cine Mais Cultura Acre e para o Prêmio Matias de Culturas Populares proporcionam oportunidades de desenvolvimento de atividades artístico-culturais. Os interessados tem até o dia 10 de fevereiro para se inscreverem ao edital Cine Mais Cultura Acre e até o dia 06 para o Prêmio Matias. Essas iniciativas são resultados de parcerias com o Ministério da Cultura, Governo do Estado e Fundação Elias Mansour.

Os editais são maneiras democráticas, na qual todos tem acesso e possibilidades de receber incentivo de acordo com o programa de editais do Governo para o desenvolvimento de ações. Nesta ocasião são duas oportunidades para fomentar atividades em áreas distintas, o audiovisual e a cultura popular. Segundo Karla Martins Chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura FEM, os editais são uma decisão política de implementar uma forma que seja mais clara e democrática de participação da sociedade. Quanto a esses dois editais “o Prêmio Matias vai ao encontro do fomento das culturas populares, com o objetivo de reconhecimento dos trabalhos, além de registrar e difundir a cultura popular. Enquanto o Cine Mais Cultura é voltado para que a sociedade civil promova atividades em espaços coletivos, incluindo a promoção e divulgação de obras audiovisuais”, completa.

O Cine Mais Cultura Acre pretende contemplar entidades que trabalhem com ações de exibição de obras audiovisuais e de formação de público, podendo concorrer as entidades privadas sem fins lucrativos sediadas no Estado. Após concluir o processo de inscrições, a seleção será realizada por uma Comissão de Avaliação e Julgamento composta por 7 membros, designados pela coordenação da ação Cine Mais Cultura e pela Fundação Elias Mansour.

Já o Prêmio Matias de Culturas Populares, lançado em novembro de 2009,  visa premiar Mestres e Grupos/Comunidades praticantes de iniciativas exemplares que envolvam as diversas expressões culturais populares acreanas. Poderão concorrer Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, Grupos e Comunidades envolvidos diretamente com as expressões culturais populares. A iniciativa do Governo do Acre, através da FEM beneficiará ao todo 10 candidatos que receberão cada um o valor de 10 mil reais para a realização das atividades. O processo seletivo também será realizado por uma comissão formada pela FEM e por  profissionais de notório saber, de reconhecida atuação no campo das expressões das culturas populares, artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes de cultura e de instituições parceiras.

Após a seleção, os aprovados devem encaminhar toda documentação necessária para os endereços que constam no site: http://www.cultura.ac.br/ de acordo com as instruções de cada edital. (Assessoria Fem)