Binho fala sobre investimentos em cultura no Dois Dedos de Prosa

O fortalecimento da produção cultural e os investimentos neste setor são tema do Programa Dois Dedos de Prosa desta segunda-feira, 01, com o governador Binho Marques. Na edição desta semana Binho destaca que desde 1999 o Governo tem firmado parcerias com os responsáveis pela produção artística no Estado como forma de valorizar o patrimônio cultural.

dois_prosa

O governador anunciou ainda o lançamento de mais um edital de Cultura. Serão investidos R$ 1 milhão em projetos que tenham como proposta o incentivo a manifestações culturais, realização de festivais, formação de bandas, e também o fortalecimento da identidade do povo acreano. O edital é aberto para projetos de todos os municípios do Acre.

“A gente encontra num município como Jordão, Porto Walter, grupos de teatro que se formam a partir da Lei de Cultura. Isso não só mobiliza nossa juventude, mas também fortalece a cultura, fortalece a nossa identidade e claro é uma possibilidade também de propiciar lazer pra toda a população”.

“Todo investimento que se faz nessa área tem excelentes resultados.Binho Marques, Governador

Outro investimento detalhado durante o Programa foi a melhoria de espaços culturais, como por exemplo, a construção da Escola de Música, no antigo Centro Cultural do Tucumã. Os candidatos já participaram do processo seletivo, e o resultado será divulgado nesta segunda-feira no mural da Usina de Arte João Donato. Também da Usina estão abertas as inscrições para os cursos de Artes Plásticas, Teatro e Música.

Além do edital da Lei de Cultura, existem outras formas de fomento, como o Acústico em Som Maior. As apresentações culturais acontecem em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. “Uma preocupação nossa é não ficar só em Rio Branco, é a gente também investe no interior, da mesma maneira a gente criou Cultura em Movimento”.

Através do Cultura em Movimento os grupos artísticos, de teatro, de música recebem financiamento para circular todo o Estado, garantindo uma movimentação, uma agitação cultural. “Todo investimento que se faz nessa área tem excelentes resultados”. (Agência de Notícias do Acre)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation