Cônsul geral do Japão vem ao Acre para a semana Cultural Japonesa

A Associação Cultural Nipo Brasileira do Acre programa uma semana de eventos relativos à cultura japonesa. Serão cinco dias voltados a oficinas, exposições, exibição de vídeo, demonstração de pratos típicos e apresentação de técnicas de bonsai.

No período de 13 e 20 deste mês, a sociedade acreana terá a oportunidade de conhecer algumas características da cultura nipônica. A proprietária do restaurante Shirakawa, Melany Takashima, acredita que existam no Estado aproximadamente 50 famílias com raízes japonesas. 

Melany é também a maior entusiasta da revitalização da entidade que no passado teve vida cultural ativa. “Retomar a associação é preservar uma história que começou na década de 20 do século passado, com Isao Furuno, o primeiro japonês a se estabelecer em terras acreanas”, informa Melany. 

A Semana Cultural Japonesa é patrocinada pelo Consulado Geral do Japão em Manaus, através do seu departamento cultural. O evento conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae).

Cônsul no Acre
No dia 15, o cônsul geral do Japão na região, Jiro Shibasaki, estará em Rio Branco, para uma visita oficial ao governo estadual. Ele será recebido pelo vice-governador César Messias.

Shibasaki pretende, durante sua permanência no Acre, visitar o terreno que pertence à Associação Cultural Nipo Brasileira local. Será não apenas um gesto emblemático a uma instituição que tenta passar por um processo de revitalização – trata-se de um passo decisivo em direção a um intercâmbio cultural capaz de estreitar os laços entre o Acre e a Terra do Sol Nascente. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation