Terremoto do Chile deslocou Rio Branco na direção sudeste

O terremoto ocorrido no Chile algumas semanas atrás causou o deslocamento, na direção sudeste, da cidade de Rio Branco, e noroeste, da cidade de Porto Velho.chile
A informação repassada pelo professor Alceu Ranzi foi baseada nos mapas de deslocamento mostrados no estudo de Mike Bevis, professor de ciências da Terra na Universidade do Estado de Ohio, que lidera um projeto que desde 1993 tem medido os movimentos na crosta e a deformação nos Andes.

O professor Ranzi, geógrafo com mestrado e doutorado em paleontologia, alertou que o equipamento que registra a posição de Rio Branco está instalado no Incra. Ele faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo, que utiliza tecnologia GPS (Global Positioning) nas atividades de navegação e posicionamento.

Segundo ele, eventos como este recente terremoto no Chile, e o terremoto ocorrido nas cercanias de Tarauacá no início de 2009, reforçam a necessidade de instalação de sismógrafos no Acre.

Os pesquisadores avaliam que o violento terremoto no Chile deslocou diversas cidades no continente, como Buenos Aires, Valparaíso e Mendoza. Concepción teria se movido 3 metros para o oeste. (Evandro Ferreira/Blog Acreano)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation