PEC que cria novos municípios no Acre será votada em maio

Está em fase final de tramitação no Congresso Nacional a proposta de emenda constitucio-nal (PEC 13) que deve criar três novos municípios no Acre. A PEC é de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) deve ser votada no mês de maio próximo.

Pela proposta apresentada, poderão ser criados os municí-pios de Santa Luzia, que seria desmembrado do município de Cruzeiro do Sul; Humaitá, com desmembramento de Porto Acre; e Vila Campinas, que seria fracionado do município de Plácido de Castro.

Na manhã de ontem, representantes do município de Plácido de Castro que lutam pela emancipação de Vila Campinas estiveram com o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa (Aleac), deputado Thaumaturgo Lima (PT). Os membros da comissão, que é composta por vereadores, lideranças comunitárias, afirmam que a criação do município está seguindo o rito adequado, tendo sempre à frente o senador Tião Viana, mas que, no entanto, há um outro grupo de pessoas que estão procurando desinformar a população afirmando que o município não foi criado até agora porque não há empenho dos deputados estaduais e da bancada federal.

Thaumaturgo Lima informou que o gabinete do senador Tião Viana está empenhado na aprovação da PEC prometeu agendar audiência da comissão com a Mesa Diretora da Aleac com o objetivo de informar aos parlamentares o andamento da medida em tramitação no Congresso Nacional. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation