OAB/AC lança cartilha de apoio ao advogado iniciante

Aconteceu, ontem à noite, durante a abertura do I Encontro da Jovem Advocacia Acreana e do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados, o lançamento da cartilha de apoio ao advogado iniciante. O manual oferece dicas essenciais ao exercício da advocacia, tais quais as prerrogativas do advogado e o seu relevante papel social.OABAC
O evento, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, contou com a participação de Jefferson Kraychynchyn, representante do Conselho Nacional de Justiça. Ele ministrou palestra sobre a “Atuação do CNJ”. Jefferson é especialista em Gestão Previdenciária pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O advogado iniciante Luccas Vianna, 26, elogiou a iniciativa da OAB-AC, e acredita que a cartilha lançada ontem será de grande valia aos jovens advogados. Ele exerce a advocacia há dois meses, mas conseguiu aprovação no exame da Ordem quando cursava o último ano de faculdade.

“Todo dia a gente supera alguma coisa. Claro que a faculdade nos oferece um conteúdo doutrinário importante, mas é no dia-a-dia da profissão que aprendemos de verdade. Hoje, por exemplo, eu fiz a minha primeira sustentação oral”, declarou orgulhoso.

Mesmo para quem cresceu dentro de um escritório de advocacia, começar uma carreira não é fácil. Ao contrário, as cobranças e as expectativas são ainda maiores. Esse é o caso do jovem advogado Rondiney Dourado, filho do advogado Francisco Dourado. Aos 29 anos, ele tenta da melhor forma possível colocar em prática o que aprendeu na faculdade e ouviu dos ensinamentos do pai.

“Essa cartilha é o foco dos jovens advogados. È o paralelo entre o conhecimento obtido na faculdade e da prática dos tribunais”, disse.
Lazáro Barbosa, 36, jornalista e advogado em início de carreira, acredita que o manual editado pela OAB/AC vai ser um importante instrumento para o profissional iniciante, sobretudo no aspecto processual, considerado o bicho-papão de quem está entrando no mercado.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation