Brasil vai enfrentar Zimbábue e Tanzânia antes da Copa

A CBF praticamente confirmou ontem os dois amistosos de preparação da seleção brasileira antes da estréia na Copa do Mundo de 2010. O time de Dunga vai enfrentar o Zimbábue e a Tanzânia, provavelmente nos dias 2 e 7 de junho. A entidade só aguarda os documentos das federações dos dois países para oficializar os jogos.

– É de praxe da CBF só anunciar os amistosos quando os documentos chegarem. Estamos aguardando isso – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF.

Os dois amistosos provavelmente seriam nos países africanos, e não, na África do Sul, onde a seleção brasileira começa a treinar a partir desta quinta-feira, 27. Zimbábue fica próximo de Joanesburgo e faz fronteira com o país-sede da Copa do Mundo, mas a Tanzânia está um pouco mais afastada, na costa leste do continente africano. O país, por sinal, é treinado pelo brasileiro Márcio Máximo.

Durante a coletiva de imprensa de ontem, Juan afirmou não conhecer nenhum jogador das duas seleções. Mas acredita que os amistosos vão servir para dar mais ritmo aos jogadores antes da Copa.

– Não conheço ninguém, mas, se alguém aqui que saiba mais de futebol do que eu disser que conhece, vai ser mentira. Eu acho que esses dois amistosos servem para dar ritmo. O pessoal do Inter jogou neste fim de semana, mas, para a gente que jogou no dia 16, ficar até a estreia sem jogar seria muito ruim. Acho que a gente já enfrentou quase todas as seleções. Não tem muito mais o que testar – afirmou Juan.9=
A escolha dos adversários segue a decisão da comissão técnica de não enfrentar países de tradição no futebol nesta preparação para a Copa do Mundo para evitar um grande desgaste dos jogadores. A CBF chegou a recusar um convite da África do Sul para um amistoso no início de junho. Os dois jogos servem para dar ritmo à seleção.

Nenhum dos dois países africanos figuram entre os 100 primeiros do ranking da Fifa. A Tanzânia atualmente está na 108ª colocação e, em toda a história, só conseguiu atingir o 65º lugar em 1995. Já Zimbábue aparece na 113ª posição, mas chegou a ficar 40ª, também em 1995.

A estreia do Brasil na Copa do Mundo vai ser no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. (Globo.com)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation