Estratégia nacional de vacinação contra a gripe suína acaba hoje

Brasília – A estratégia de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – acaba hoje (21) em todo o país. Devem procurar os postos de saúde adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos e grávidas em qualquer período de gestação. Crianças de 6 meses a 2 anos que receberam a primeira dose da vacina devem receber a segunda.

vacina_gripe

Desde o dia 8 de março, já foram imunizados profissionais de saúde, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, jovens saudáveis de 20 a 29 anos e idosos com doenças crônicas.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 91 milhões de brasileiros (80% de todos os grupos considerados prioritários) em 36 mil postos de saúde distribuídos pelo país. Ao todo, 113 milhões de doses foram compradas, por meio de um aporte de R$ 300 milhões liberados por medida provisória.

O objetivo da campanha de imunização contra a gripe suína é reduzir o número de casos graves e de mortes entre pessoas mais vulneráveis. Uma parte das doses adquiridas será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno brasileiro, que começa em 21 de junho.  (Agência Brasil)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation