Nota Secretaria Estado de Educação

Com o encerramento da greve anunciado na manhã desta sexta-feira, 14, o Governo do Estado do Acre retomou imediatamente as negociações com os sindicatos da categoria que formularam proposta coerente com as limitações financeiras e jurídicas apresentadas pelo governo desde o início das negociações.

A proposta apresentada prevê uma promoção para os professores de nível superior do quadro efetivo, a partir do mês de outubro.

Mediante a demonstração de bom senso em suspender o movimento e apresentar proposta condizente com as reais possibilidades do Estado, a equipe de negociação do governo analisou a proposta e decidiu por acatá-la, vinculando esta decisão ao encerramento total da greve.

A construção de um consenso corresponde a uma clara demonstração da inexistência de uma relação de tensionamento entre governo e trabalhadores em educação e reafirma uma relação solidária construída ao longo dos últimos 12 anos,  que foi fundamental para o desenvolvimento de políticas de valorização profissional e incontestáveis avanços na melhoria da aprendizagem da educação.

Destacamos a participação de vários representantes dos núcleos municipais do Sindicato dos trabalhadores em educação (SINTEAC) na construção da proposta de suspensão do movimento e do restabelecimento do dialogo com o governo.

Por fim, o governo, através da Secretaria de Estado de Educação, assegura aos alunos e pais de alunos que os 200 dias letivos serão cumpridos integralmente, conforme preceitua a lei de diretrizes e bases da educação brasileira, LDB, e reafirma seu compromisso com uma educação publica e de qualidade para todos.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation