12 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ufac pretende fazer o vestibular antes do final do ano letivo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
01/05/2010 - 14:08
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Universidade Federal do Acre pretende realizar as provas do vestibular 2011 antes do final do ano, provavelmente na segunda quinzena de novembro ou início de dezembro. O objetivo da Ufac é fechar o seu calendário acadêmico por completo até o dia 31 de dezembro. A decisão ficou acertada pelo Conselho Deliberativo da instituição desde o fim de 2009, quando foi programado o cronograma letivo deste ano.

Inicialmente, o vestibular seria realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. No entanto, a data foi revista – e ainda está sendo rediscutida -, devido a alguns fatores recentes que podem incidir sobre o vestibular. Agora, ela pode ser mantida ou pode ter de mudar para a garantia de um processo seletivo mais justo e unânime.

De acordo com a reitora da Ufac, Olinda Batista, entre estes fatores externos constam a greve de quase 1 mês dos professores (atraso no calendário da rede pública estadual), eleições, sobrecarga de atividades para o término do ano letivo e a adesão da Ufac ao Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).  

“Neste momento, trabalhamos com hipótese de aderir ou não ao Enem (definido ontem pelo MEC para os dias 6 e 7 de novembro) para o vestibular, sendo que não poderemos deixar as datas de ambos coincidirem. A universidade está colhendo dados e opiniões da sociedade em geral e de alunos, professores e pais nas escolas. Depois, discutiremos internamente sobre o assunto. Uma decisão deve ser dada neste mês. A certeza que temos em relação ao vestibular é que deve ocorrer antes do fim do ano”, declarou.

 Enem 2010 será nos dias 6 e 7 de novembro
As provas do Enem 2010 serão realizadas em 6 e 7 de novembro. O MEC está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) está prevista para 7 de novembro.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Nos próximos dias, o Inep, autarquia do MEC responsável pela prova, deve publicar uma nova portaria alterando a data do Enade, exame que avalia o ensino superior.
A expectativa do ministério é de que essa edição tenham 6 milhões de inscritos. No ano passado, o Enem recebeu 4,2 mi de inscrições, e cerca de 2,5 mi fizeram a prova. Nesta edição, o exame deixou de ser apenas um instrumento de avaliação do ensino para ser utilizado como seleção para 47,9 mil vagas em 51instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Ainda no 1º semestre, o Sisu terá uma nova rodada de seleção, que usará nota do Enem 2009. As instituições federais que tenham vestibular de meio de ano devem decidir a adesão ao sistema até maio e as inscrições devem ser abertas no mês de junho.

Fraude – Após fraude, o Enem 2009, que seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, foi cancelado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. As investigações mostraram que uma cópia das provas foi furtada após sua impressão. Criminosos tentaram vender o exame a jornalistas. A avaliação, enfim, foi remarcada e aplicada nos dias 5 e 6 de dezembro do ano passado. (UOL)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Após denúncias, superintendente do BB reafirma a valorização dos funcionários

Próxima Notícia

Estudo inédito revela condições da saúde indígena

Mais Notícias

Equipe da Escola Olavo Bilac, do Acre, ganhou de 8 a 3 da equipe do Piauí. Foto: Cedida/Divulgação
Geral

Equipe acreana de futsal conquista mais uma medalha nos jogos escolares

12/10/2025
Servidores do Ipem atestam a qualidade dos brinquedos, conforme as regras do Inmetro. Foto: Rosi Sabóia/Ipem
Geral

Ipem-AC reforça fiscalização de brinquedos na Operação Criança Segura e orienta consumidores

12/10/2025
'É um orgulho imenso ver um acreano brilhar', diz Gladson sobre vitória inédita de Dino
Geral

‘É um orgulho imenso ver um acreano brilhar’, diz Gladson sobre vitória inédita de Dino

12/10/2025
Ramon Dino conquista o título do Mr. Olympia 2025 na Classic Phisique — Foto: Divulgação/Instagram Mr. Olympia
Geral

Acre celebra a vitória de Ramon Dino no Mister Olympia 2025

12/10/2025
Foto: Arquivo pessoal
Geral

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá ruas de Rio Branco em tradicional procissão neste domingo

12/10/2025
Natalia Gdovskaia/Getty
5º destaque

Inscrições para 57 vagas do Mais Médicos Especialistas no Acre seguem até este domingo (12)

12/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Estudo inédito revela condições da saúde indígena

Prefeitura reafirma parceria com IBGE para o Senso 2010

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre