Atuação do MPE será tema de audiência pública hoje

A atuação do Ministério Público do Acre será tema de audiência pública realizada hoje, de 8h às 12h, no auditório da Federação das Indús-trias do Acre (Fieac).
A programação faz parte do Projeto de Planejamento e Gestão Estratégica do órgão, lançado no mês passado. “O nosso objetivo é ouvir a comunidade e dar voz a ela”, afirma a procuradora-geral adjunta Patrícia Rêgo.
Patricia-rego11
Segundo ela, o público esperado é de 320 pessoas, entre representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas, igrejas e demais pessoas interessadas, tanto da Capital como das cidades vizinhas, (Bujari, Sena Madureira, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Senador Guiomard). Para garantir o deslocamento dessas pessoas até o local da audiência, o Ministério Público buscou parcerias com as prefeituras do Estado.

O MP Acreano é composto de 70 membros – 60 promotores e 10 procuradores de Justiça – e 362 servidores. Todos aqueles que atuam na Capital e nas proximidades foram convocados pelo procurador-geral de Justiça, Sammy Barbosa, para participar da audiência.

“Não vai ter réplica, nem tréplica, os promotores e procuradores estarão aqui para ouvir”, garante Patrícia Rêgo. Para garantir que todos sejam ouvidos durante a audiência, foi criado um regulamento, através do qual as participações serão definidas por áreas de atuação.

A imprensa também está sendo convocada para atuar como parceria nesse projeto. Em Carta Aberta aos Jornalistas, a nova gestão fala sobre a importância desse trabalho conjunto. “Queremos solicitar o apoio e a participação do jornalista para que contribua com o seu olhar sobre a instituição, na busca de fazê-la mais eficaz na construção de um Acre mais inclusivo, pacífico e justo”, frisou Patrícia.

Na próxima semana, 14, a audiência pública será no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, nos mesmos moldes da realizada na Capital. Nos dias 14 e 15 de julho serão realizadas oficinas de alinhamento estratégico, oportunidade que serão condensadas todas as propostas colhidas junto à sociedade.

A última etapa do Projeto de Planejamento de Gestão Estratégica do MP deve ocorrer no mês de outubro, com previsão de lançamento do relatório final no dia 14 de dezembro, quando se comemora o Dia do Ministério Público. Nos municípios não abrangidos pelas audiências públicas, equipes do MP estão colhendo depoimentos dos diversos setores da sociedade.

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation