Mostra Itinerante Marcantonio Vilaça no Acre

A sociedade acreana poderá apreciar, durante os próximos 30 dias, o que de melhor foi produzido nas artes plásticas brasileiras, por meio da Mostra Itinerante do Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça, que visita seis capitais do país. Neste ano, Rio Branco foi escolhida para aproximar o público local de produtos culturais de primeira grandeza.

Na noite de quinta-feira, 24, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi/AC, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), realizaram o vernissage, com a presença do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), João Francisco Salomão, do superintendente corporativo da CNI, Antônio Carlos Brito Maciel, de um dos autores das obras em exposição, Henrique Oliveira, curadores e empresários.

“A realização deste evento no Estado é uma reivindicação do Núcleo de Cultura do Sesi/AC, que é um estímulo para os artistas acreanos, para que eles tomem conhecimento de que existe um Prêmio que os valoriza. E a sociedade, por sua vez, ter mais uma via de acesso à cultura, às belas artes”, afirmou Salomão. Antônio Carlos Maciel corroborou afirmando que a Mostra Itinerante permite a interação dos artistas com as cinco regiões do país. “Marcantonio Vilaça proporcionou aos artistas brasileiros uma projeção internacional, divulgando sua arte pelo mundo. Sua importância para as artes plásticas brasileiras não tem tamanho”.

O artista plástico Henrique Oliveira considera o Prêmio Marcantonio Vilaça um dos mais importantes do Brasil, não somente pela bolsa de R$ 30 mil, mas por toda a logística envolvida. “Temos acompanhamento de críticos, curadores, que nos auxiliam na produção dos nossos trabalhos, participamos de várias exposições, levando nosso trabalho ao conhecimento do grande público e tendo a oportunidade de conhecer lugares tão bacanas como aqui, no Acre”, elogiou.

Presidente em exercício da FEM, Assis Pereira, elogiou a iniciativa e afirmou que a instituição sempre será parceira daqueles que querem o melhor para o Estado. “Temos a certeza de que o trabalho realizado aqui hoje, essa parceria de expositores e instituições, vai render ainda mais para a posteridade. É com muita gratidão que nos associamos a ações como essas”, declarou. (Ascom Fieac)

Serviço
Mostra Itinerante Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas
De 25 de junho a 25 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, entrada gratuita.
Galeria de Artes Juvenal Antunes (Fundação Elias Mansour) – Segundo Distrito – Calçadão da Gameleira

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation