Sesacre realiza pesquisa sobre mortalidade infantil

Objetivo da Chamada Neonatal é analisar o atendimento feito às mães durante o pré-natal, parto e pós-parto.
mortalidade1 
A Chamada Neonatal integra uma das ações estabelecidas no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, um acordo firmado em 2009 entre o governo federal, os Estados da Amazônia Legal e da região Nordeste.

No Acre quatro municípios serão avaliados: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasiléia. O objetivo é analisar o atendimento feito às mães durante o pré-natal, parto e puerpério (fase pós-parto em que a mulher sofre modificações físicas e psíquicas).

Para aplicação do questionário elaborado pelo MS foram capacitados profissionais de saúde e acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da União Educacional do Norte (Uninorte). Serão abordadas as mães das crianças menores de um ano de idade identificadas na fila durante a vacinação.

Segundo a coordenadora do Departamento de Ações Programática e Estratégicas (Dape), Maria Gerlívia, esse estudo avalia o atendimento feito com as mães e os bebês menores de um ano. “As mães, ao comparecerem ao posto de saúde, devem portar a carteira do pré-natal e o cartão de vacinação dos filhos para que as crianças possam ser avaliadas, pesadas e medidas”. (Agência de Notícias)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation