Ufac assina convênios com mais duas universidades peruanas

Entre as instituições está a Universidade Nacional Agrária de La Selva (Unas), que tem cursos importantes na área agrícola e avançadas atividades de pesquisa, que despertaram o interesse da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Diferente da cidade de Pucalpa onde foi firmado um convênio com parceria definida para o intercâmbio de universitários e docentes, os documentos assinados pela Ufac com outras universidades peruanas a partir de agora, deixam as portas abertas para relações que envolvem a troca de alunos para cursar disciplinas, gerenciar experimentos de pesquisa e extensão e a troca de conhecimentos culturais.

Na cidade de Tingo Maria, o vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, assinou um documento com o reitor Milthon Muñoz Berrocal da Universidade Nacional Agrária de LA Selva, para o intercâmbio entre ambas as instituições. O que chamou a atenção dos universitários acreanos foi à estrutura que a Unas, disponibiliza principalmente para os cursos da área agrícola. Pascoal Muniz elogiou a universidade onde os próprios alunos, desenvolvem criações de gado bovino, suíno, aves e plantações que são revestidas ao restaurante da instituição. 

Na noite de quinta-feira um convênio semelhante também foi assinado com a Universidade Nacional Hermílio Valdizán, na cidade de Huánuco localizada no meio de montanha na quebrada andina. O vice-reitor Pedro Villavícencio Guardia, explicou que a assinatura da carta de intenções é apenas o início dos contatos, mas diz que a universidade com mais de 8 mil acadêmicos e 400 docentes, tem todo interesse de estabelecer o intercâmbio com a Ufac. “Isso é muito importante, queremos obter novos conhecimentos e passar o que sabemos, desenvolvendo pesquisas que ajude na defesa da nossa Amazônia”, diz.  

A viagem da caravana da Ufac com mais de 100 alunos começou na segunda-feira, 31 de maio. Ontem (4) a comitiva segue em direção a Lima, capital Peruana, onde os estudantes e docentes estarão trocando experiências com as universidades Nacional Agrária La Molina e Universidade Nacional Mayor de San Marcos, a mais antiga das Américas. (Agência Aleac)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation