TSE inicia os testes das urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a fase de testes das urnas eletrônicas para as eleições de outubro. No pontapé inicial, um grupo de 700 servidores do órgão participa da simulação do pleito, realizada em seções adaptadas para a votação biométrica, aquela na qual os eleitores são identificados pela impressão digital. Cerca de um milhão de brasileiros tiveram as digitais previamente cadastradas para votarem nas eleições deste ano, em 65 municípios distribuídos por 24 estados.

“Esse é o primeiro ensaio para as eleições gerais. Temos um cronograma de testes bem intenso. Nesta etapa inicial, contamos com a colaboração dos servidores da Casa”, disse o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Cruz. Segundo ele, haverá simulações em Curitiba na semana que vem. A ideia da Justiça Eleitoral é realizar testes do sistema de votação em todo o Brasil até setembro.

Com candidatos fictícios, o pleito simulado desta semana seguiu todas as regras de uma eleição verdadeira. As votações ocorreram das 8h às 17h, com o emprego de todo o sistema eletrônico que será usado nas eleições. Havia até mesários e presidentes das seções eleitorais. Os eleitores votaram em candidatos a deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente.  (Correio Braziliense)

 

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation