Acre é 4º no ranking dos estados com maior percentual de cheques devolvidos

 O Acre é o 4º no ranking dos estados com maior percentual de cheques devolvidos (7,95%). No topo da lista está o Amapá, com 11,31%; em segundo, Roraima (9,82%); e terceiro, o Maranhão (9,75%). Os dados são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, referentes ao período de janeiro a julho de 2010.
Cheque
Para se livrar do calote, a maioria dos comerciantes não realiza mais vendas mediante pagamento com cheque. È a única garantia que eles têm de que não serão enganados. Eles reclamam que a legislação favorece aos inadimplentes, que sempre acabam se saindo de vítimas na hora da cobrança. 

No período pesquisado pelo Serasa, foram realizadas 100 mil consultas ao cadastro de crédito da Associação Comercial do Estado (Acisa). Um total de 15.993 estavam negativos e passaram a compor a lista negra outros 10.198 conseguiram recuperar o crédito.

Em termos de país, o Indicador Serasa revela o menor índice dos últimos cinco anos (1,87%), com destaque para São Paulo, com 1,43%. De acordo com os economistas, as quedas na inadimplência com cheques estão refletindo uma mudança na preferência de financiamento do consumidor, principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue recuando neste trimestre, podendo sofrer algumas pressões de elevação com o Dia das Crianças e as festas de final de ano.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation