Bombeiros são homenageados no Estado pelo seu dia

O hino do “Soldado do Fogo” marcou o início das homenagens pelo Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado neste 2 de julho. A cerimônia realizada no Teatro Plácido de Castro teve a presença da secretária de Segurança Pública, Márcia Regina; do comandante da Polícia Militar, Romário Célio, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Pires; do diretor do Detran, Reginaldo Prates, de militares da reserva e parte da corporação composta de soldados da ativa.
Bombeiros
Durante a solenidade foram lembrados e homenageados os ex-comandantes da corporação, os militares da reserva e os já falecidos. Com a premissa de salvamento e prevenção e combate a incêndios e lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) tem sua origem no Estado Independente do Acre em 1899, mas a origem legal da unidade se deu em 1963 com a criação da Polícia Militar do Acre com instalação em 1974. Conta hoje com 347 soldados bombeiros.

Desde 2007, o Corpo de Bombeiros do Acre é fortalecido com equipamentos para cumprir a missão a que se propõe no combate a incêndios, resgate, coordenação e execução das atividades de Defesa Civil e ainda, de preservação a fauna e a flora com prevenção e combate a incêndios florestais. O CBMAC possui um quartel operacional em Rio Branco, o 1º Grupamento de Incêndio, uma unidade próxima ao Distrito Industrial e o 1º sub-grupamento de Incêndio, em Cruzeiro do Sul.

Para o segundo semestre de 2010 estão previstas inaugurações de mais três unidades. Uma em Tarauacá, para atender a população das re-giões do Vale do Tarauacá/Envira, uma em Sena Madureira, dirigida à demanda da região do Vale do Purus e outra em Rio Branco, localizada no Segundo Distrito próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Este momento é ímpar para os bombeiros, graças ao empenho do governador Binho Marques e da secretária Márcia Regina com a interiorização da corporação que fortalecerá ainda mais a instituição”, disse o comandante do CBMAC, coronel Pires.

A secretária Márcia Regina enfatiza que o objetivo do Governo do Estado é ampliar este número com a implantação de unidades nas cinco regionais do Estado. “Falta pouco para inaugurar as unidades de Tarauacá e Sena. O Estado só tem a agradecer a essa corporação que cada vez mais aprimora seus trabalhos atendendo à política que fortalece o sistema integrado de Segurança Pública”. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation