Deputado Flaviano Melo comemora decisão do TRE

O deputado federal Flaviano Melo (PMDB), candidato a reeleição, venceu, quinta-feira (29), por unanimidade, processo no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) que pedia o indeferimento de sua candidatura. Por unanimidade da corte, em seis votos favoráveis, os magistrados rejeitaram o pedido do Ministério Público Eleitoral de impugnação da candidatura de Flaviano com base na lei da ficha limpa.Flaviano-3107
 “Já esperávamos resultado parecido, pois temos a consciência limpa que não cometemos improbidade. O processo que o pedido teve como base foi gerado por um erro administrativo de equipe na época do nosso governo. Nossos magistrados fizeram justiça, acompanhando o voto do relator”, comemorou Flaviano.

 Na defesa de Flaviano, o advogado Eric Dantas argumentou a inconstitucionalidade da aplicação da lei da ficha limpa, que deveria entrar em vigor a partir de 2011. O argumento foi acatado pelo relator do processo, juiz Marcelo Bassetto. Porém, quatro magistrados entenderam que a lei é válida para estas eleições.

 Em seu entendimento contrário ao pedido do Ministério Público, Basseto acrescentou ainda que, mesmo com a validade da lei da ficha limpa, o processo de Flaviano não se enquadraria nela, já que deveria estar extinto desde 2008. O magistrado entendeu ainda que no processo original não haveria crime de improbidade administrativa.

 Os membros da corte, desembargadora Eva Evangelista e os juízes Denise Bonfim, Alexandrina Melo, Arnet Guimarães, Laudivon Nogueira, acompanharam o voto do relator, juiz Marcelo Basseto. A sessão foi presidida pelo presidente do TRE, desembargador Arquilau de Castro Melo. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation