29 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

29 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Geraldo Mesquita Júnior cobra normalização da oferta de energia no Acre

paula por paula
09/07/2010 - 18:10
Manda no zap!CompartilharTuitar

gmenergia
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) cobrou, em discurso nesta sexta-feira (9), urgência na adoção de medidas para regularizar o fornecimento de energia no estado do Acre, que, segundo ele, vem enfrentando dias de aflição devido às interrupções frequentes na prestação desse serviço. Ele aproveitou a presença do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que até o começo do ano ocupou o Ministério de Minas e Energia, para lhe pedir uma mediação junto ao governo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

– Chegou-se a um ponto que a população não tolera mais: os apagões e a falta de energia são mais frequentes do que os momentos de fornecimento – afirmou.

O senador relatou que, até recentemente, o Acre contava com energia gerada por usinas termoelétricas. No entanto, ele disse que os acreanos foram “convencidos” a desligar as usinas, pois passariam a receber energia hidroelétrica, por meio de linhas de transmissão, de fontes de produção do estado de Rondônia.

O problema, segundo ele, é que a oferta tem sido irregular e insuficiente. Na sua avaliação, não havia razão para a desativação total das termoelétricas. “Eu fui um dos que defendi que isso não fosse feito de forma tão cabal e completa”, afirmou. Agora, ao menos como solução provisória, ele defende a reativação das termoelétricas.

– As turbinas estão lá no Acre e podem ser utilizadas até que uma geração e uma transmissão seguras sejam alcançadas – argumentou.

O senador disse ainda que o Acre depende de Rondônia e outros estados para se abastecer de alimentos, pois teria perdido sua capacidade de produção. Segundo ele, as quedas de energia também comprometem a conservação dos estoques desses produtos.

– Até os alimentos que trazemos de fora correm o risco de ser perder nos nossos freezers e geladeiras por falta de energia – destacou.

Sem a normalização do fornecimento, disse ainda, ocorre o comprometimento das possibilidades de desenvolvimento do próprio estado.Por isso, ele apelou a Edison Lobão para que usasse sua “boa amizade” com o governo para tratar do assunto.

Edison Lobão se comprometeu a acompanhar o colega em audiência com o atual ministro, Márcio Zimmermann. Segundo ele, a política do governo contempla a progressiva substituição das termoelétricas por fontes de geração “limpa, firme e barata”. Por isso, disse ser útil aos acreanos receber energia de Rondônia, mas concordou que, de forma emergencial, alternativas complementares devem ser adotadas.

Biodiversidade

No discurso, Geraldo Mesquita registrou ainda a realização, desde o dia 5, em Brasília, do Fórum da Biodiversidade das Américas, que compreendeu outros dois eventos: o 1º Seminário da Biodiversidade do Mercosul e a 10ª Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros. Resultado de proposição que apresentou ao Parlamento do Mercosul, ele disse que o evento reuniu técnicos e cientistas em “discussões de alto nível”, num reforço à ampliação do campo de interesses comuns dos países integrantes.

– Não chegaremos sequer perto do processo de integração se continuarmos voltados quase que exclusivamente para questões comerciais – comentou.  (Agência Senado)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

TRE-AC cassa tempo de propaganda do PP em 2011

Próxima Notícia

Tião Viana inicia campanha com visita à organização de reciclagem

Mais Notícias

Foto: Cedida
POLÍTICA

MDB está em via de apoiar Mailza e aposta em Jéssica Sales ao Senado em 2026

23/12/2025
Foto: Ingrid Kelly/Secom
POLÍTICA

Mailza destaca fidelidade a Gladson e diz que, se eleita governadora, dará continuidade ao atual projeto

23/12/2025
Foto: Assessoria
POLÍTICA

Felipe Tchê Apresenta Balanço Positivo de Seu Primeiro Ano como Vereador de Rio Branco

22/12/2025
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES
POLÍTICA

Motta limpa a pauta e deve se reaproximar de Lula de olho em 2026

21/12/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

Justiça Eleitoral garante ações rigorosas para barrar crime organizado nas eleições do Acre

20/12/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
POLÍTICA

STF anula parte das provas da Operação Ptolomeu contra Gladson, que comemora decisão

20/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Tião Viana inicia campanha com visita à organização de reciclagem

Polícia busca vestígios de corpo do estudante Fabrício dentro de bueiro no bairro Seis de Agosto

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre