“Não temos mais vergonha de sermos acreanos”

“O senhor foi um exemplo como médico. Como senador da República, foi um exemplo de político e de como se deve defender os interesses do país”. A declaração foi feita na manhã de ontem, 23, em Rio Branco, pelo empresário Leandro Domingos Teixeira Pinto, sócio-gerente da empresa Fiat Comauto, ao se referir ao candidato da Frente Popular do Acre ao Governo do Estado, Tião Viana. Acompanhado dos candidatos ao Senado Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, Tião Viana também participou do lançamento das candidaturas do sindicalista Manuel Lima, que disputa uma vaga na Assembléia Legislativa, e do ex-senador Sibá Machado, que concorre à Câmara Federal.
tiao-jorge-e-edvaldo
O candidato visitou a sede da Fiat acompanhado dos dois candidatos ao Senado além da deputada federal e candidata à reeleição Perpétua Almeida. Empresários como Ricardo Leite (Uninorte) e Íris Tavares, amigos de Leandro Domingos, também foram ao local manifestar apoio aos candidatos. “Estou aqui pedindo apoio dos nossos colaboradores aos candidatos da Frente Popular porque o Acre hoje é um Estado muito diferente. Como líder empresarial, eu viajo muito e hoje posso dizer, por onde passo, que a gente só ouve elogios ao Acre. Não temos mais vergonha de sermos acreanos”, disse.

A Fiat Comauto está instalada em Rio Branco há 29 anos e é, das concessionárias e revenda de veículos instaladas no Acre, a única que mantém o grupo original de proprietários. Os filhos do falecido empresário Francisco Diógenes e da empresária Estela Araújo, fundadores da empresa, ao lado do sócio Leandro Domingos, tocam os negócios que fazem da empresa a líder de vendas, em 12 anos, na área de veículos de passeio e utilitários. “Todos os nossos 85 colaboradores estão conosco há muitos anos. Faz tanto tempo que eu já nem me lembro de quando tivemos a última demissão”, disse o empresário.

A organização da empresa e a determinação de seus funcionários e dirigentes foram destacadas tanto por Jorge Viana, Tião Viana, Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida. “O governo também funciona assim como esta empresa: se uma pessoa não funcionar, se a engrenagem falhar, o problema vai se refletir em todos os setores”, destacou Jorge Viana. Tião Via-na destacou os avanços dos governos de Jorge Viana e Binho Marques, mas reconheceu ainda haver falhas que precisam ser corrigidas. “A saúde é um problema que eu estudo há 25 anos e tenho certeza de que, no governo, nós vamos escrever uma bela página de avanços neste campo”, acrescentou.    

Leandro Domingos lembrou que, em 1992, quando o então prefeito Jorge Viana assumiu a Prefeitura de Rio Branco, ele era, coincidentemente, presidente da então Companhia de Eletricidade do Acre, a extinta Eletroacre. “A prefeitura não pagava energia elétrica há oito anos e nós mandamos cortar a luz dos prédios municipais”, contou Domingos.

“Eu questionei: mas, rapaz, minha administração não deve nada, estou assumindo agora. Chegamos a um acordo. Parcelei o débito em tantas vezes que já nem lembro e, ao final da nossa administração, não só pagamos a dívida dos outros prefeitos, como não deixamos nenhuma outra dívida”, contou Jorge Viana, como exemplo do que significa a ter respeito pelo serviço público.

De acordo com o ex-governador, para que o Acre possa continuar avançando, além de eleger Tião Viana para dar sequência ao trabalho da FPA, é necessária a eleição dele próprio e de Edvaldo Magalhães como senadores. “Peço isso porque, para mim, o nome do Edvaldo agora é Edvaldo Leal-dade Magalhães”, destacou.
Edvaldo Magalhães, por sua vez, agradeceu às manifestações de apoio que já o colocam muito próximo a seu principal concorrente e reforçou o pedido de Jorge Viana para o apoio à candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

No Parque das Acácias, Jorge, Tião e Edvaldo Magalhães hipotecaram apoio às candidaturas de Sibá Machado, à Câmara Federal, e de Manuel Lima, que disputa uma vaga na Assembléia Legislativa. Os três candidatos majoritários destacaram as qualidades e a capacidade de luta dos dois candidatos na construção do Partido dos Trabalhadores e na história dos movimentos sociais do Acre.

Agenda de 21/07/2010
– Discussão dos planos de Governo nos municípios Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba e Senador Guiomard. Tião Viana estará nos municípios acompanhados de Jorge Viana e Edvaldo Magalhães. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation