4 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Corregedoria abre sindicância para apurar campanha do Ministério Público sobre o consumo de carne

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/08/2010 - 04:48
Manda no zap!CompartilharTuitar

Brasília – A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) pediu na Justiça a suspensão da campanha intitulada “Carne Legal”, que recomenda aos consumidores que verifiquem a origem da carne produzida na Amazônia. A campanha, disponível ainda na internet, começou a ser veiculada em junho com três vídeos, intitulados “churrasco de desmatamento”, “picadinho de trabalho escravo” e “filé de lavagem de dinheiro”. 

Em ofício enviado dia 04/08  à presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), a corregedora-geral, Ela Wiecko de Castilho, informa a abertura de sindicância para apurar a iniciativa e autorização da campanha pelo sub-procurador-geral Eugênio Aragão, e pelos procuradores Carlos Frederico Santos, Daniel César Azeredo Avelino e Alan Rogério Mansur Silva.

Para a CNA, a campanha tem viés ideológico e é uma forma de pressionar empresas e produtores a assinarem termos de ajuste de conduta com o Ministério Público, que valem como garantia de origem da carne. “Os produtores são acusados de crime por não aceitarem os termos impostos pelos procuradores da República capturados pela ideologia das ONGs”, diz a ação apresentada à Justiça. 

Em recente passagem pelos fóruns de negociação da União Européia, autoridades brasileiras constataram que a campanha acrescentou mais um pretexto protecionista contra o Brasil no continente europeu, onde os índices de exportação caíram 85% em 2009.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Além disso, a campanha teve seu custo, de R$ 349 mil, bancado pela Fundação Padre Anchieta, que mantém contrato com o Ministério Público Federal de prestação de serviços audiovisuais para veiculação na TV Justiça. Os recursos foram des-viados para outra finalidade.

Carlos Bastide Horbach, advo-gado da CNA, lembrou que a campanha incita a população a buscar a origem da carne que consome, o que, na prática, é impossível. “Não existe meio de certificar a carne produzida no  Brasil. Sendo assim, ao propor o consumo certificado, a campanha é inútil”, afirmou o consultor. Ele lembrou ainda que a campanha “leva a uma consequência nula”.

Além disso, lembrou ele, a campanha foge da lei, que determina que a programação institucional fique limitada a atos do governo e a atos informativos. “A campanha não anuncia atos do governo. Ela se baseia em dados de ong (organizações não governamentais). Ela não tem caráter explicativo, ela confunde os consumidores”, completou. Outro ponto levantado pela CNA é o desvio na execução de um contrato administrativo, já que o contrato entre o MPF e a Fundação Padre Anchieta não permitia a elaboração de campanha como a da “Carne Legal”. 

A disposição dos produtores, através da CNA, é a de investigar se a campanha foi estimulada por ONGs ou entidades representativas de segmentos do comércio internacional concorrentes do Brasil.

“Vamos às últimas conseqüências nesse caso, porque essa iniciativa do MP é estranha”, disse a senadora Kátia Abreu. (Assessoria Faeac)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Comerciante baleado por Andriola recebe alta e fala sobre o caso

Próxima Notícia

Capital registra 270 notificações de dengue na semana passada

Mais Notícias

Acre fica em 22º em eficiência da máquina pública em 2025, aponta ranking nacional
3º destaque

Acre fica em 22º em eficiência da máquina pública em 2025, aponta ranking nacional

04/09/2025
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
2º destaque

Rio Branco registra aumento de 90% nos casos de Covid-19 e prefeitura divulga nota de alerta

04/09/2025
Foto: José Caminha/Secom
Geral

Mais quatro cidades do Acre afetadas por desastres receberão recursos para defesa civil

04/09/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Rio Branco recebe etapa nacional de som automotivo e carros baixos nesta sexta

04/09/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Animação, terror, drama e comédia estão no ‘cardápio’ do Cine Araújo em Rio Branco

04/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Temporais anunciam chegada de frente fria no Acre nesta sexta-feira

04/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Capital registra 270 notificações de dengue na semana passada

Prefeitura realiza 1ª Semana da Juventude

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre