Evandro e Maria José dominam etapa da Federação de Atletismo

Bem que os principais concorrentes dos líderes do ranking acreano de corrida de rua, conseguiram emparelhar nos primeiros quilômetros dos 12km na 5ª etapa do Circuito Chico Mendes, a “Etapa da Federação”, porém no final Evandro Saraiva e Maria José acabaram vencendo a prova.
Evandro1910
Diferente dos 10km, a prova contou com 12km de percurso, obrigando os atletas a um esforço um pouco maior. No masculino, Evandro travou uma disputa particular com Abraão Bento nos primeiros 6km, depois passou a abrir e chegou quase 2 minutos de diferença. No feminino a disputa entre as irmãs Maria José e Maria Rosângela durou apenas 4km, mas a partir do trecho, na Agroboi, Maria José abriu, chegando com mais de dois minutos de vantagem.

Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, fez as honras da largadas se disse impressionado com o número de participantes. “O Circuito Chico Mendes deu ideia de sequência, por isso o grande número de participantes”, ressaltou.

“Quando vi meu tempo de 38 minutos me assustei, mas me avisaram que era 12km e não 10km”, avaliou Evandro. Sobre a prova, o líder do ranking explicou que a estratégia era acompanhar Abraão e tentar vencer nos quilômetros finais. “Mas na metade da prova ele deve ter sentido e consegui abrir”.

Faltou água – Apesar de boa participação de atletas, o número de desistência foi grande, em parte devido a falta de água. “Não pode uma prova ter só um posto de água, castigando o atleta”, reclamou Maria José no final da prova. O vice-presidente da Federação, João Jácome, explicou que a organização da prova é deles, mas a logística é da Setul. “Faltou relógio, som, tenda e água era insuficiente”, lamentou.

Presente na prova, Alex Dantas disse: “a Federação tem que comunicar a secretaria”. Sobre a logística, o dirigente confirmou que a logística da prova do Circuito Chico Mendes realmente é da Secretaria de Esportes, sendo que a água seria do Deas.

Todas as idades – A corrida contou com atletas de todas as idades. Maior exemplo disso são alguns atletas da equipe Torneio do Sol, onde o jovem Raison Júnior Batista, apenas 9 anos, conseguiu o 15º lugar no geral, sendo que a irmã, Rullyane, 11 anos, chegou no 10º lugar, apresentando “novas caras” para o atletismo acreano. Na outra extremidade, Arainauá Lustosa foi o vencedor entre os atletas acima de 60 anos, demonstrando todo o vigor físico de um atleta disciplinado.

Classificação na 5ª Etapa (masculino)
Clas. Atleta Tempo
1º Evandro Saraiva 38″20min
2º Abraão Bento 40″00min
3º Alcimar Sales 40″05min
4º Sebastião da Silva 40″17min
5º Márcio José 42″10min

Evandro19101
Classificação na 5ª Etapa (feminino)
Clas. Atleta Tempo
1ª Maria José 47″15min
2ª Maria Rosângela 49″20min
3ª Vânia Nonata 52″27min
4ª Francisca Nunes 52″55min
5ª Rosani Amorim 53″26min

Assuntos desta notícia

Join the Conversation