Acre se consolida como um portal de entrada do Pacífico

As previsões dos profissionais ligados ao turismo no Brasil começam a se confirmar. O Acre será mesmo portal de entrada dos turistas via Pacífico.
Portal_do_pacifico
É o que pôde ser percebido por especialistas e membros da comitiva que acompanhou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, Mario Moysés, e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer – Setul, Cassiano Marques, durante visita a Cuzco e Lima, na última semana.  

“A nova rota chega como uma grande oportunidade não só de aumentar a quantidade de turistas peruanos, mas também de oferecer roteiros integrados de Brasil e Peru para turistas que vêm da Ásia ou Europa, por exemplo, que tendem a combinar visitas a mais de um país na região durante suas viagens”, explica José Luiz Cunha, diretor de Mercados Internacionais da Embratur.

Na viagem, cujo objetivo principal foi o de promover o vôo internacional da Aerolíneas Star Peru que parte de Rio Branco para Cuzco e Lima, a comitiva apresentou ao trade, autoridades e jornalistas peruanos a campanha de promoção do Brasil na América do Sul, intitulada “Venha conhecer o Brasil”.

Em 2008 o Brasil recebeu 93.693 turistas do Peru. Dados do IPK (World Travel Monitor) revelam que houve crescimento de 9,1% no número de viagens internacionais realizadas pelos peruanos entre 2007 e 2008. O estudo também aponta que 63% desses turistas pretendem viajar para países da América do Sul e a principal motivação dos turistas peruanos que visitam o Brasil é o lazer (60%).

Para o secretário de turismo acreano, Cassiano Marques, é neste contexto que o Acre se apresenta como via de acesso.

“Dentro deste processo de divulgação do Brasil para a América do Sul, o Acre se apresenta como porta de entrada para o país, com vôos regulares duas vezes por semana e com valores extremamente competitivos. Além disso, temos a oportunidade de apresentar os atrativos turísticos que nossa região tem a oferecer. Estamos situados numa posição estratégica que permite que os visitantes do Peru venham ao Brasil com mais facilidade e economia passando pelos ambientes mais ricos em biodiversidade do mundo”, explica.

Em Cuzco, o evento de divulgação aconteceu na capela do Hotel Monastério, um dos mais belos e luxuosos hotéis da região, e contou com aproximadamente 100 pessoas, marcando também as comemorações pelo Dia Internacional do Turismo. 

Para a diretora comercial da Star Peru, Ilse Benevuto, a empresa está confiante nesta nova rota de entrada no Brasil via Acre e acredita que o turismo entre os dois países irá se consolidar cada vez mais.

Ainda em Cuzco, representantes das Câmaras de Comércio e de Turismo e empresários peruanos iniciaram conversas com os representantes acreanos da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Raimundo Moraes e Alex Cruz, respectivamente. A intenção é firmar parcerias e promover o receptivo local em ambas as cidades. (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation