Horário de Verão começa a valer partir da meia-noite de hoje para o domingo

Entra em vigor a partir da meia-noite de hoje, sábado (16), para amanhã, domingo (17), o Horário Brasileiro de Verão. Segundo Ministério de Minas e Energia, onze estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar 1 hora de seus relógios. Enquanto isso, Acre, Rondônia, Amazonas e outros 13 estados do Norte e Nordeste manterão sua hora atual, mudando apenas que ficarão com 2 horas de diferença em relação aos demais.

O Horário terminará à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2011, um domingo. Este é o terceiro ano consecutivo em que a mudança começa a valer a partir do terceiro domingo de outubro. O Horário de Verão é arregimentado pelo decreto presidencial 6.558/2008.

No Acre, um dos estados não afetados diretamente, as mudanças podem ser vistas nas programações das emissoras de TV, na chegada e partida de vôos e no funcionamento de bancos. No primeiro caso, os programas nacionais passarão 1 hora mais cedo aqui. No segundo caso, os vôos para o Sul e Sudeste devem ser adiantados em 1 hora. Já no terceiro os bancos abrirão (às 8h, em vez de 9h) e fecharão (às 13h) 1 hora mais cedo. 

Trata-se de uma medida para aproveitar por mais tempo a luz solar entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos, diminuindo assim o uso de iluminação artificial. A estimativa do MME é de queda de 5% no consumo de energia por conta do horário.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation