Prefeitura realiza 1º Fórum comunitário do selo Unicef município aprovado

A prefeitura de Rio Branco realizou hoje pela manhã, 15, na sede da regional VI, na Sobral, o 1º Fórum comunitário do selo Unicef município aprovado.
Frum_comunitrio_
O fórum tem a finalidade de propor políticas sociais que possam integrar o Plano Municipal de Ação e garantir melhorias na qualidade de vida da infância e adolescência no Município.

“Investir na melhoria da qualidade de vida das nossas crianças é uma prioridade do nosso Município que tem mudado radicalmente os números dos indicadores sociais nos últimos anos e nossa meta é avançar cada vez mais”, frisou a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Estefânia Pontes, durante a abertura do evento.

O selo Unicef ou Agenda Criança Amazônia Acre conjuga os objetivos e metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ratificada também pelo Brasil. Em 2009, as 22 prefeituras do Acre firmaram termo de cooperação com o Estado para a adesão ao Selo Unicef Município Aprovado.

Segundo Estefânia Pontes, ao mobilizar gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que Rio Branco conquiste importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes.

Durante o evento também foi assinada ordem de serviço para execução do Projeto de Potencialização do Acompanhamento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco e do termo de cooperação técnica financeira, que tem a finalidade de elaborar o diagnóstico referente à realidade da criança e do adolescente em Rio Branco.

O que é o selo Unicef Município Aprovado
O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas, sendo também um reconhecimento internacional ao esforço despendido em conhecer, avaliar e melhorar os indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.

Com a adesão, os municípios e os gestores participam de encontros de capacitação, bem como de campanhas e mobilizações realizadas em âmbito regional e nacional.

No final do processo, que vai durar de 2009 a 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de monitoramento e avaliação desenvolvida pelo Unicef, receberão o Selo Unicef Município Aprovado que é uma certificação internacional referente às conquistas alcançadas na garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente. (Ascom PMRB)

Frum_comunitrio_2

Frum_comunitrio_3

Frum_comunitrio_4

Assuntos desta notícia

Join the Conversation