São mais 58 leitos e a contratação de mais 70 profissionais, entre enfermeiros, médicos e auxiliares, que o Governo do Estado está equipando o Hospital das Clínicas, antiga Fundhacre. Como se observa, investimentos não faltam no setor. O que falta, muitas vezes, é um bom gerenciamento e, sobretudo, empenho.
Por gerenciamento e empenho se entende administrar com eficiência, dando conta da demanda e por isso mesmo cobrando resultados dos diversos setores e seus respectivos profissionais, como se faz nas unidades de saúde particulares e mesmo nos consultórios médicos.
Ainda, recentemente, ocorreram sérios problemas em uma das Upas devido à falta aos plantões de 15 médicos, prejudicando o atendimento, sobretudo, de pacientes com dengue. Numa atitude correta, o Governo cobrou responsabilidade e assim deve ser sempre.
É preciso acabar com a mentalidade ou cultura, segundo a qual, serviço público é sinônimo de mau atendimento, de displicência, de malandragem, enfim, de tudo o que não presta. A sociedade paga por esses serviços com impostos e tem direito à restituição.