“Gestão de custos é como acompanhar um filho”

Instrutor de curso realizado pelo IEL fala da importância de uma empresa analisar mensalmente seus resultados

Teve início no dia 25 de abril o curso Gestão Estratégica de Custos, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/AC. Trata-se de uma capacitação voltada para empresários, gestores, executivos e profissionais afins, com objetivo de proporcionar ferramentas gerenciais que possam ser úteis no apoio à tomada de decisão em medidas administrativas e operacionais. A ideia é dar suporte às escolhas que gerem valor para a empresa, uma vez que esta é a principal finalidade dos tomadores de decisão.

O instrutor do curso, Gilberto Miyamoto, explica que, em primeiro lugar, é preciso saber diferenciar custos de despesas. Como formar preços e analisar mensalmente os resultados da empresa também são extremamente importantes. “Infelizmente, a maioria dos empresários aqui não faz isso”, revelou.

Miyamoto – que tem 20 anos de experiência no mercado financeiro como executivo do ING Bank, BankBoston, Banco Multiplic, entre outros – compara a análise mensal de resultados da empresa com a criação de um filho. “Se não estivermos presentes e acompanhando os passos de nossos filhos, eles podem se perder. Assim é com a empresa”, alertou. “Tive um cliente que tinha três empresas e uma delas estava dando prejuízo. Porém, ele não sabia há quanto tempo ela estava assim e, quando se deu conta, a única coisa a ser feita era fechá-la”, relatou.

O curso se encerra no dia 28 e é mais um investimento do IEL/AC para cumprir a missão de promover o aperfeiçoamento da gestão, a capacitação empresarial e a interação entre as empresas e os centros de conhecimento, contribuindo para a competitividade da indústria e o desenvolvimento sustentável do Acre. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation