Petecão quer fábrica de computadores no Acre

O senador Sérgio Petecão (PMN) enviou à Presidência da República e ministérios do Desenvolvimento e Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia solicitação para a instalação de fábrica da Empresa FOXCONN para a produção de Tablet ipad na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) instalada em Rio Branco, no Acre.
Peteco_26
A solicitação se deu em seguida a visita da presidenta Dilma Roussef à República Popular da China, quando a FOXCONN, fabricante taiwanês de componentes eletrônicos, garantiu investimentos no Brasil na ordem de U$ 12 bilhões. ”É uma oportunidade única de trazer uma indústria de peso ao Estado para um investimento definitivo e de grande porte’, disse o senador.

Segundo o senador acreano, a solicitação  para a instalação da FOXCONN na ZPE de Rio Branco  não poderia ser mais oportuna uma vez que a o local para a construção do parque industrial ainda está em análise. Petecão lembrou que a instalação do parque para a produção do computador Tablet ipad em Rio Branco teria vários argumentos favoráveis.

Dentre eles o fato do Acre se tornar dentro de pouco tempo num corredor comercial estratégico para a exportação de produtos com a pavimentação já  completa da BR 317 do lado brasileiro e a complementação em breve do asfaltamento do lado peruano até o litoral pacífico.Segundo Petecão, a chamada Rodovia Transoceânica deixou de ser um sonho longínquo  para ser uma realidade palpável pronta para entrar em funcionamento como instrumento essencial para o mercado exportador  que vai desembocar na costa do Pacífico.

De acordo com o senador, a instalação de uma fábrica deste porte viria apenas consolidar  de forma definitiva uma zona de processamento destinada a oferecer emprego e renda a  milhares de brasileiros e  colocar definitivamente o Acre dentro do mapa econômico brasileiro,passando a ser, ao lado da Zona Franca de Manaus, mais um pólo industrial de excelência.

Além disto, garantiu o parlamentar, por se localizar no extremo Oeste brasileiro, o Acre  passaria a atrair  automaticamente centros de ensino e pesquisa nas áreas de ponta da computação, estimulando a implantação de um pólo tipicamente voltado à informática como já aconteceu ,em tempos recentes, em áreas mais estratégicas da China e  Índia.”Temos todo o interesse em abrigar um pólo desta natureza”, assegurou.

Petecão destacou ainda que a Amazônia Ocidental brasileira precisa de investimentos de grande porte para fazer girar uma economia que não cabe mais exclusivamente na cultura do extrativismo ou na dependência do conta-cheque do Governo.

Para o senador, a região precisa de estimular todos os setores da economia, do comércio , serviços até  a agricultura, para dar ao homem amazônico uma oportunidade de desenvolvimento que contemple a qualidade de vida, a utilização equilibrada dos recursos naturais e o avanço social. ”A implantação de um pólo de computação seria ,mais do que nunca, uma iniciativa ideal já que garante progresso econômico e social através do desenvolvimento maciço da ciência da informática”. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation