Com o anúncio feito ontem, além de honrar um dos seus principais compromissos de campanha – o de asfaltar ou atijolar todas as ruas das cidades do Estado – o governador Tião Viana passa a atender a uma das principais reivindicações da população.
Qualquer pesquisa que se faça vai indicar que, quando se trata de infraestrutura urbana, o que mais a população reclama e quer é ver sua rua asfaltada ou atijolada, com abastecimento de água.
Mesmo que se tenham feito grandes avanços nos últimos anos, as cidades e, sobretudo, a Capital ainda se ressentem desse serviço básico, elementar. Em muitos bairros o que se vê não são ruas. São imensos chavascais tomados por águas paradas, lixo acumulado, insetos, até cobras e jacarés.
Aliás, sem ruas pavimentadas, o que se observa é que os demais serviços ficam seriamente prejudicados. A coleta de lixo fica prejudicada. A polícia não pode entrar para atender as chamadas. Até mesmo o direito de ir e vir dos moradores é afrontado, porque, lamentavelmente, não têm condições de sair de suas casas.
Portanto, mais do que promessa de campanha trata-se de uma questão de dignidade humana que precisa ser resgatada.