Cavalgada é aberta com sucesso de público e homenagem de Tião

A abertura da Expoacre 2011 apresentou novidades. A mais representativa delas foi a homenagem feita pelo governador Tião Viana ao professor universitário Manoel Ribeiro, falecido recentemente. Agrônomo por formação, Manoel era irmão de Mauro Ribeiro, secretário de Estado de Agropecuária. A homenagem foi realizada no Calçadão da Gameleira, antes da partida dos cavaleiros e amazonas. “Manoel ajudou na formação de várias gerações de técnicos e agrônomos que, hoje, nos ajudam a transformar a realidade no meio rural acreano”.
Expoo.jpg1
Outra homenagem feita pelo governador foi ao trabalhador rural. “Nada disso aqui teria sentido se não fosse a nossa vocação forte para a agricultura”. Antes da partida das comitivas e carros de som repletos de churrascos e bebidas, padre Máximo e o pastor Eli realizaram orações pedindo proteção aos integrantes da festa.

Expoo2

Juventude esbanjou charme e alegria durante a realização da Cavalgada 2011

Expoo3

Governador Tião Viana acompanha execução do triste som do berrante no início da cavalgada

Expoo4

Charrete ou quadriciclo: valia de tudo para participar da abertura oficial da Expoacre

Expoo5

Conversas de compadres: Vice-governador César Messias e governador Tião Viana lideravam a Cavalgada na Via Chico Mendes

Guia Expoacre 2011

Expoo6Novas atrações, mais conforto para os visitantes e muitas oportunidades de negócios é o que promete o Governo do Estado para a edição 2011 da grande feira agropecuária do Acre, a Expoacre, que começou neste sábado, 23, e segue com uma vasta programação até o próximo domingo, 31. A expectativa é que cerca de 360 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, nos nove dias de evento.A Expoacre 2011 terá seus portões abertos ao público a partir das 19 horas, com encerramento às 3 horas da madrugada.

Expoo7
Confira as principais atrações e novidades do evento este ano

COMUNICAÇÃO
A Rádio Gazeta 93 FM estará pelo sétimo ano consecutivo realizando a cobertura dos principais acontecimentos da Expoacre. Os radialistas Degeane Santos e Cleberson Oliveira e os sonoplastas Marcos Cavalcante e Robson Vilela farão a transmissão diretamente do Parque, no horário das 20h às 22h, durante toda a semana. No sábado, 30, a cobertura será das 19h às 22h e, no domingo, 31, das 17h às 19h. Vale a pena conferir!

Expoo8

Robson, Marcos, Degeane e Cleberson, da Gazeta FM

DIVERSÃO E CULTURA

A área da cultura agora ficará  junto à área de lazer e entretenimento infantil. No espaço haverá  brinquedos infláveis, tenda da cultura para apresentações teatrais, contação de histórias, filmes e brincadeiras, além do Eco Park.

O “Noites no Seringal”, que já é tradição na Feira, permanece, na Praça do Tacacá, destinado a apresentações de grupos de forró e sertanejo regional. Cerca de 200 músicos iniciantes e natos passarão pelo palco alternativo.

Expoo9

Tenda cultural contará com apresentações teatrais

INFRAESTRUTURA
O Parque de Exposições teve sua estrutura ampliada e reorganizada para a realização da Expoacre 2011. O espaço foi dividido por setores (veículos, institucional, serviços, agronegócios, produtivo, bares e restaurantes, lazer e entretenimento), e os restaurantes, que antes eram distribuídos aleatoriamente, ganharam espaço padronizado e com melhores condições. Todo restaurante ou estande fixo terá seu próprio banheiro. Além dos banheiros públicos, outros fixos com fraldário (que serão pagos) foram construídos e serão administrados pelo Lions Club.

Também foram feitos novos espaços de convivência e bancos ao longo de toda a área de visitação. No total, serão agora quase cinco mil metros de área coberta no Parque (1,2 mil metros a mais que o ano anterior).

Expoo10
Outros grandes destaques da infraestrutura são a pavimentação asfáltica do estacionamento, das vias de entrada e das vias internas, para diminuir a poeira no espaço; e a construção de rotatórias para melhorar a segurança dos motoristas na AC-40.

Outra novidade será o Eco Park, uma área dedicada ao lazer da família, com foco no turismo, aventura e diversão. A estrutura conta com tirolesas, trilhas, arborismo, passeios e outras práticas de aventuras. Um grande balão irá compor o cenário do Eco Park, fazendo vôos todos os dias da Feira.

TRÂNSITO E SEGURANÇA
O Detran-AC trabalhará em parceria com a Ciatran para intensificar a fiscalização do trânsito durante a realização da Expoacre. Os principais focos são combater o consumo de bebida alcoólica entre os motoristas, o excesso de velocidade e o uso de celulares no trânsito. As atividades de conscientização serão concentradas nas principais vias de acesso à feira, nos bares e restaurantes e no estacionamento do Parque de Exposições, das 17h às 22h. Sessenta e cinco pessoas estarão envolvidas na ação educativa.

Expoo11
A operação Álcool Zero também será realizada todos os dias do evento, com blitzen das 22h às 5h. Vinte e seis policiais trabalharão na operação.

A segurança na área interna do Parque de Exposição será garantida por 130 policiais.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Até o fim da sexta-feira, muito trabalho ainda estava sendo feito pelas 75 empresas que se instalaram no “Espaço da Indústria” na Expoacre 2011. Setor madeireiro, indústria de transformação, setor energético, piscicultura são alguns dos destaques do espaço. “Vamos apresentar um ambiente de inovação que muitas pessoas nem imaginam que existe no Acre”, comemorou o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.

Expoo12
No galpão da indústria estarão disponibilizados produtos de vários segmentos, como alimentos, material de limpeza e higiene, plástico e reciclagem, cerâmica, construção civil, equipamentos, confecções e outros.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) participa da feira deste ano com novidades. A principal delas é a localização do seu estande, que este ano vai estar em local mais fácil acesso, onde no ano passado funcionou a Cidade Digital, espaço com cerca de 1.200 metros quadrados.Para os empreendedores, vai ser disponibilizado um Salão de Oportunidades de Negócios, no qual o vendedor de uma empresa vai trazer oportunidades para os compradores, que poderão comprar um produto e, a partir dele, abrir seu próprio negócio.

O espaço do Sebrae será divido com a Secretaria de Pequenos Negócios que desenvolve atividades de fomento à geração de emprego e renda.

LEILÕES E RODEIOS
A arena de shows e rodeios foi reformada e teve sua estrutura ampliada para receber mais pessoas. Não haverá cobrança de ingresso para os rodeios.

Este ano, o rodeio está dividido em duas etapas: a Estadual, nos dias 23 e 24, e a etapa Barretos, dias 25 e 26, por meio da qual o Acre passará a integrar o circuito nacional de rodeios, o que possibilita que os peões das fazendas mais modestas possam trilhar o caminho percorrido pelo acreano do Bujari Robson Palermo, que hoje encanta os norte-americanos nas arenas mais disputadas do mundo.

Expoo13
Os leilões são responsáveis por grande parte da movimentação de investimentos financeiros durante a feira. Todos os lotes de animais deste ano serão de elite, ou seja, estarão na pista os melhores exemplares da raça. Os leilões serão realizados de domingo a domingo, no Tathersal.

FEIRÃO DA CASA PRÓPRIA
A Caixa Econômica Federal vai estar junto com seus parceiros imobiliários em estandes na Expoacre, entre eles a Imobiliária Fortaleza, MCM Imóveis, Albuquerque Imobiliária, Ipê Imobiliária e Noel Imobiliária.Serão disponibilizados 1.500 imóveis novos, na planta, e cerca de 300 usados. Todos têm financiamento garantido pela Caixa. Interessados deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No estande também serão feitos cadastramentos, simulações e a própria negociação dos imóveis.

Expoo14
CASAMENTO COLETIVO
O casamento coletivo na Expoacre, realizado pelo Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça, acontecerá no sábado, dia 30. As habilitações dos casais interessados poderão ser realizadas até o dia 26, no período das 8h às 15h, na Casa da Cidadania, unidade do Projeto Cidadão localizada no prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.

TRANSPORTE
Segundo a RBTrans, mais de mil veículos entre ônibus, táxi e moto-táxi estarão à disposição da população durante a Expoacre. Uma linha de ônibus especial irá atender o Parque de Exposições nos nove dias de feira, funcionando pelo Terminal Urbano de Rio Branco, durante todo o dia, até às 23h30. A partir das 23h30 até às 3 horas da manhã, a linha de ônibus fará o percurso da Expoacre até o quartel da Polícia Militar, no Centro da cidade.

Nos dias de show, serão disponibilizados 20 ônibus para atender à comunidade. O usuário terá ainda a opção de utilizar as linhas Santa Maria e Pólo Benfica, que funcionam regularmente e passam em frente ao Parque de Exposições.

A RBtrans também vai garantir uma estrutura especial para o serviço de táxi e mototáxi, com demarcação específica para essas categorias.

Expoo15

SHOWS

A promoção e organização dos shows nacionais da Expoacre são terceirizadas. Neste ano, cinco atrações estão confirmadas. O primeiro show acontece na quarta-feira, 27, com a apresentação da dupla sertaneja Jorge e Matheus. Na quinta, 28, é a vez do show gospel com Thalles Roberto e banda. Na sexta, 29, a apresentação será de um dos ícones do rock nacional dos anos de 1980: a banda Capital Inicial.

No sábado, outro show gospel agita a noite do Parque de Exposições, com a apresentação de Adriana e banda. O sertanejo Gustavo Lima encerra a programação da feira, com show no domingo, dia 31.
Os ingressos estão sendo vendidos na Hoje Cosmetics;Portal Viagens e Turismo; Supermercado Val Querendo e Cowboys Ranch. Mais informações pelo telefone 8403-1109.

Expoo16

ESPORTE
A Federação de Motociclismo do Estado do Acre (Femac) e a Star Motors realizarão o 3º Campeonato Copa Honda de Cross Country, no último dia da Expoacre, 31. O evento começará às 10h e se estende até as 15h, numa trilha preparada no Parque de Exposições.A premiação será de R$ 3 mil em dinheiro. Os interessados poderão fazer sua inscrição na Star Motors e Acre Motors ou horas antes da prova. O valor da inscrição é R$ 30. Os pilotos que irão participar deverão estar filiados à Femac e com todos os equipamentos de segurança preparados.

Feira de novos empreendimentos regionais

ITAAN ARRUDA

As 75 empresas instaladas no Espaço da Indústria na Expoacre demonstram um aspecto importante no cenário econômico regional: a existência de novos empreendimentos em um estado que até agora, só teve condições de produzir o básico para a comunidade.

Expoo17
Magalhães: ações de governo na busca de inovações no setor industrial

No setor da indústria instalado no Parque de Exposições, o visitante terá a oportunidade de perceber que já se produz aqui coisas que nem se imagina. De refrigerantes, passando por “salgados” à base de milho até mourões de plástico. Além disso, se houver um bom vendedor orientando o visitante, vai ser possível entender as novidades no setor do mobiliário que está melhorando a qualidade do processo de produção. São detalhes, que, aos poucos, vão fazendo a diferença dos produtos acreanos no disputado mercado de designer.

“É uma oportunidade de apresentar o novo momento porque passa a indústria local”, comemora o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães. “É claro que ainda há avanços a serem feitos, mas é um processo que com a decisão do governo de investir em industrialização e com a criatividade e perseverança dos nossos empresários, vamos conseguir nos destacar aos poucos”.

No Espaço da Indústria, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio disponibiliza técnicos para explicar as últimas ações de Governo implantadas e quais as metas a serem alcançadas na gestão do governo de Tião Viana. A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) ganha destaque nesse novo cenário, com possibilidade de ser a primeira ZPE do Brasil a ser alfandegada. O processo de alfandegamento deve ser concluído na primeira quinzena de agosto.

Para que a Expoacre concretizasse a mudança no perfil de se apresentar para o público, com foco no fortalecimento da indústria, comércio e serviços, o Governo do Acre conta com apoio de instituições importantes como o Sebrae/AC, Fieac, Prefeitura de Rio Branco, Acisa, Federação da Agricultura e Pecuária, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.

Mourão e telhas de plástico devem ser patenteados em dois meses

ITAAN ARRUDA

A indústria de transformação Plasacre, com sede no parque do Novo Distrito Industrial, deve finalizar o processo de patenteamento do mourão de plástico nos próximos dois meses. O mourão produzido aqui é misturado ao pó de serra, abundante como resíduo do beneficiamento da madeira.

A Plasacre é uma das 75 indústrias que apresentam trabalhos na Expoacre 2011. A unidade de transformação emprega diretamente 120 funcionários com capacidade de produzir 30 mil mourões por mês, com 2,20 metros de altura.

Além dos mourões, a Plasacre também vai apresentar o processo de produção da telha de plástico. “A telha é, pelo menos, quarenta por cento mais econômica que a telha de barro”, compara o proprietário da Plasacre, Éder Paulo dos Santos, há 28 anos no mercado paulistano.

O plástico reciclado utilizado como insumo na produção das telhas e dos mourões vem de frascos de xampu, de detergente, de água sanitária, potes de margarina, mesas e cadeiras. Esses materiais são coletados na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) construída pela Prefeitura de Rio Branco.

Expoo18

Éder Paulo dos Santos, proprietário da Plasacre

Exército já encomendou 250 mil mourões
O Exército Brasileiro já demonstrou interesse em adquirir os mourões de plástico construídos no Acre. Foram enviadas mostras para testes e aplicados em áreas onde os Batalhões de Engenharia do Exército atuam na construção de estradas. Para realizar o cercamento, o Exército deve utilizar 250 mil mourões da Plasacre.

O Departamento Nacio-nal de Infraestrutura em Transporte (Dnit) já aprovou o uso do material que tem vida útil prevista entre 40 e 50 anos.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation