Mais de 900 casais dizem sim hoje no Ginásio do Sesi

Na edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2011, que acontece neste sábado (30), às 18h, no Ginásio do SESI, em Rio Branco, o Tribunal de Justiça do Acre e o Projeto Cidadão celebrarão a união civil de 900 casais.
Casamento_coletivo
O Casamento Coletivo da Expoacre é uma das atividades mais tradicionais e concorridas da programação anual do Projeto Cidadão.

Realizado desde 2004, o Casamento Coletivo reúne centenas de pessoas, entre noivos, familiares e convidados, que participam de uma cerimônia civil com direito a decoração especial de casamento e apresentações musicais. Ao longo dos últimos oito anos, nas edições do Casamento Coletivo da Expoacre, o Projeto Cidadão já realizou 7.926 casamentos.

Muito embora a lei garanta a gratuidade do serviço para os noivos carentes, as pessoas que desejam formalizar a união encontram dificuldades no trâmite da documentação, além dos custos da cerimônia. Assim, o objetivo da atividade é promover a união matrimonial de modo gratuito, rápido e fácil, contribuindo para estruturar os casais, fortalecendo os laços de união e responsabilidades principalmente para aqueles que já possuem filhos.

Este ano, com a privatização dos cartórios, o Projeto Cidadão firmou parceria com os delegatários responsáveis pelos três Cartórios de Registro Civil de Rio Branco, que disponibilizaram 900 senhas para casamento. As habilitações aconteceram no período de 5 a 26 de julho, na Casa da Cidadania, unidade do Projeto Cidadão localizada no prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.

A edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2011 conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), da empresa Móveis Gazin e do Sindicato dos Fotógrafos do Acre (SINFESTAC).

Ao final da cerimônia, os 900 casais receberão suas certidões de casamento junto com o convite da festa, produzido em parceria pela Assessoria de Comunicação Social e Parque Gráfico do TJAC.

Projeto Cidadão – 16 anos promovendo cidadania no Acre
Desde 1995 o Tribunal de Justiça do Acre promove, por meio do Projeto Cidadão, o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente e segurança.

O Projeto Cidadão é responsável por 40% dos casamentos realizados no Estado do Acre. Além disso, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre é o Estado com a maior taxa de casamentos do País.

Ao longo dos seus 16 anos de atuação, o Projeto Cidadão registra a realização de mais de 29 mil casamentos em todo o Acre. (Ascom TJ)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation