CUT promove debate sobre pré-sal e reforma política

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove entre os dias 27 a 30, debates sobre o pré-sal e a reforma política. Um dos palestrantes será o bancário e representante da CUT Nacional, Jacir Afonso, candidato a presidente da entidade. O evento acontece no auditório da Eletronorte e é aberto.

“Estamos repensando o movimento sindical, discutindo temas importantes para a sociedade. No caso da reforma, pode ser que a aprovada não seja, ainda, a ideal. Mas cabe a nós, sindicalistas, fazer debates e levantar discussões de uma questão prioritária sob todos os aspectos”, disse a secretária de organização da central, Conceição Alves.

Quanto ao debate do pré-sal, a sindicalista defende ‘socialização’ das riquezas, entre todos os estados da federação. Em sua opinião, trata-se de uma oportunidade do Brasil fazer uma ‘reparação’ com as desigualdades que sempre excluíram os brasileiros, desde a chegada dos portugueses, há 500 anos.

Na avaliação da sindicalista, depois da chegada do PT ao poder, a CUT perdeu espaços entre os grandes sindicatos. A central foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, São Paulo, durante o Primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Historicamente relacionada com o Partido dos Trabalhadores, a entidade participou das greves sindicais dos anos 80, no Grande ABC.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation