31 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

31 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo fará Saúde Itinerante para cuidar dos olhos dos internos do Souza Araújo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/07/2011 - 04:18
Manda no zap!CompartilharTuitar

O governador Tião Viana visitou no fim da tarde de quarta-feira, 20, os internos do Hospital Souza Araújo, localizado na rodovia BR-364. Acompanhado da secretária de Saúde, Suely Melo, Tião anunciou a realização de uma edição especial do programa Saúde Itinerante naquela unidade para tratar da visão dos internos do local.
Tiao-visita
No Souza Araújo vivem 46 pessoas portadores de hansenía-se. Os médicos do Saúde Itinerante deverão proceder às consultas e exames no local e encaminharão aqueles que precisam de tratamento mais avançado para o Hospital de Clínicas da cidade, onde está sendo realizado um mutirão de cirurgias oftalmológicas.

“Tudo será feito para que eles não precisem sair daqui. Mas se for preciso fazer alguma cirurgia, nós providenciaremos o transporte e acompanhamento para garantir maior comodidade a esses nossos amigos do Souza Araújo”, disse o governador. A maioria dos internos do Souza Araújo é composta de pessoas idosas. Grande parte delas tem algum problema de visão. O mutirão de cirurgia está resolvendo justamente os problemas que atacam com maior frequência os idosos, como a catarata e o pterígio ocular, mais conhecido como “carne crescida”. “A cirurgia é rápida e devolve a visão a quem há muito não enxergava direito”, afirmou a secretária Suely Melo.

Gregório Prado da Silva, 76, já fez a cirurgia e voltou a enxergar com mais clareza. Ele é um dos internos do Souza Araú-jo e foi atendido no mutirão, levado por familiares. Ele contou que já não enxergava mais no olho esquerdo e estava perdendo a visão no olho direito. “Eu pensava que já estava cego, mas agora estou vendo tudo como antes”, afirmou.

Durante a visita, Tião Viana conversou com a direção do hospital e tomou conhecimento das necessidades do local. Da Irmã Esperança Raquel, ele soube da necessidade de uma reforma para garantir maior conforto aos internos. Tião informou que já na próxima semana estará autorizando que uma equipe da Secretaria de Obras elabore projeto para a  imediata melhoria das instalações do hospital.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Tião Viana também reencontrou amigos, como Adelaide Apolônio da Silva. “Essa aqui é uma grande amiga de minha família. Ela foi colega de minha mãe”, disse. Adelaide é amazonense e tem 74 anos. Há 54 anos ela é paciente do Souza Araújo. O hospital é mantido pela Diocese de Rio Branco. Ele foi criado na década de 1940 no governo de Guiomard Santos.

O Souza Araújo passou por grandes dificuldades há pouco mais de uma década. A situação era tão crítica que sequer havia dinheiro para comida dos internos. A situação só melhorou a partir da chegada da Frente Popular ao governo. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Bairro das Placas recebe mais de R$ 6 milhões em investimentos

Próxima Notícia

Moradores do Irineu Serra querem proibir passagem de caminhões

Mais Notícias

O homem em situação de rua não recebeu auxílio do motorista. Foto: A Gazeta do Acre
6º destaque

Motorista atropela homem em situação de rua na Avenida Getúlio Vargas e foge sem prestar socorro

31/01/2026
O aeroporto de Rio Branco recebeu o certificado internacional. Foto: Reprodução
5º destaque

Aeroporto de Rio Branco recebe certificação internacional de gestão de carbono

31/01/2026
Expoacre 2025 foi sucesso de público nas nove noites de festa. Fotos Raylanderson Frota/Secom
6º destaque

Datas da Expoacre e ExpoJuruá são alteradas no calendário oficial de 2026; veja como ficaram

31/01/2026
Os vizinhos acionaram o Samu após a confusão. Foto: A Gazeta do Acre
Geral

Casal fica ferido após discussão e agressões no bairro Tucumã, em Rio Branco

31/01/2026
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
3º destaque

Acre recebeu mais de R$ 56,5 bilhões em repasses da União em dez anos

31/01/2026
Foto: Arquivo/Prefeitura
Destaques Cotidiano

Cruzeiro do Sul terá quatro dias de festa no Carnaval 2026; confira a programação

30/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Moradores do Irineu Serra querem proibir passagem de caminhões

Gazetinhas 22/07/2011

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre