Bairro das Placas recebe mais de R$ 6 milhões em investimentos

O prefeito Raimundo Angelim autorizou  ontem, 21, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb)  asfaltar 11 ruas do bairro das Placas. As obras estão estimadas em R$ 6,8 milhões em recursos da Fase 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O evento ocorreu  na Escola Estadual Teodolina Falcão Macedo e contou com a presença do deputado federal Sibá Machado, vereadores Gabriel Forneck, líder do prefeito na Câmara Municipal, e Elias Campos, 1º secretário da Câmara; a presidente da Associação dos Moradores do Bairro das Placas, Maria de Fátima, o superintendente da Caixa Econômica, o presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), lideranças comunitárias, secretários municipais, conselheiros regionais e moradores.
Angelim2207
O projeto consta de  obras de pavimentação, terraplanagem, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, rede de água, iluminação, sinalização viária e atividades sociais que serão desenvolvidas em onze ruas do bairro Placas. As intervenções incluem a pavimentação e recuperação de 3,4 Km de ruas, a terraplanagem de 16.690,69 m², o esgotamento sanitário de 2.008,5 m e a drenagem pluvial urbana de 100 metros. “A prefeitura tem a missão de levar cidadania à população, fazer com que as pessoas tenham orgulho do bairro onde moram”, disse o prefeito.

As obras serão feitas em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal através da Fase 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).  “A obra pode até atrapalhar um pouco, com as máquinas, material, equipamento e até o barulho. Pedimos com-preensão e ajuda porque depois da obra é o que fica e beneficia todo mundo”, pediu o presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Jackson Marinheiro.

Morador há 32 anos do bairro das Placas, o vereador Elias Campos emocionou-se ao falar do projeto – um sonho antigo, que agora está sendo realizado. “Sou grato e me encho de alegria por este trabalho. Nunca se viu um benefício como este no bairro das Placas”, disse Elias Campos. De seu lado, o presidente do Depasa reafirmou o compromisso do governador Tião Viana com a pavimentação das ruas e com a melhoria dos bairros de Rio Branco, bem como de todo o Estado.

Com o documento assinado por Angelim, a  Emurb é a executora da obra e manterá, durante mais de um ano, uma frente composta por cerca de cinqüenta trabalhadores e pelo menos 32 máquinas leves e pesadas.

A prefeitura recomenda aos moradores que mantenham a atenção ao andar na rua e que tenham cuidado com as crianças, evitando que elas brinquem perto da obra e das máquinas. As pessoas devem observar áreas que possam oferecer riscos e manter os animais de estimação presos em casa.

Mutirão social para reduzir impactos da obra
Toda a estrutura da Prefeitura de Rio Branco está envolvida no projeto através do Mutirão Social, que visa reduzir os impactos decorrentes da grande presença de máquinas e trabalhadores na comunidade. Com atividades como educação ambiental e sanitária; ações sócio-educativas, lúdicas, debates e discussões sobre temas de interesse da juventude;  assuntos de gênero, raça e etnia, além de  trabalhos específicos para diminuir os casos de violência contra a mulher e os casos de gravidez na adolescência, saúde da Mulher, prevenção às DST’s/AIDS;  ações para  geração de trabalho e renda com vista ao associativismo e ao cooperativismo, aproveitando as potencialidades de cada comunidade; valorização do patrimônio comunitário, resgate histórico da comunidade e o desenvolvimento de ações integrativas de lazer e recreação. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation