Móveis fabricados no Acre em destaque na Expoacre

Os mais de 50 marceneiros e moveleiros que participam como expositores da Expoacre 2011 estão otimistas com o volume de negócios realizados nas primeiras noites. As vendas superaram as expectativas. Eles atribuem o sucesso ao programa lançado de fortalecimento do setor lançado pelo governo do Estado.
Edvaldo28
“Nós saímos de uma situação de desprezo para um momento novo e de novas oportunidades. Os visitantes estão surpresos com a qualidade dos nossos produtos. Os marceneiros e moveleiros estão motivados”, afirmou o presidente da Central de Cooperativas dos Marceneiros, Domingos Sávio.

No espaço do setor, o movimento de pessoas é crescente, superando as expectativas. Com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), marceneiros de vários municípios trouxeram alguns produtos que encantam os visitantes.

“Confesso que não sabia que os marceneiros do Acre produziam móveis tão bonitos e tão perfeitos. Fiquei impressionado e já estou negociando uma mesa. São móveis que chamam nossa atenção”, comentou o servidor público José Brandão.

Otimista, o marceneiro Hélio Pedrosa, da Cooperativa Arte da Floresta, de Cruzeiro, agradeceu o apoio do governo e disse que a expectativa é de que mais negócios sejam fechados até o fim da Feira. “Trouxe 14 peças e já vendi seis. Acredito que vamos vender mais produtos. Temos que agradecer o apoio do secretário Edvaldo Magalhães e do governador Tião Viana. Só com essa ajuda é que conseguimos chegar até a Feira para apresentar nossos produtos”, disse.

Na noite de segunda-feira, 25, o governador Tião Viana visitou o Espaço dos Moveleiros e Marceneiros do Acre e destacou a importância do setor para o desenvolvimento do Estado. (Assessoria Sedict)

Indústria acreana produz sabão em barra
A família que leva o brilho no nome produz o Sabão Lírio, genuinamente acreano e que promete deixar tudo brilhante. Há quase 6 anos, a família Brilhante distribui sua mercadoria a diversos supermercados e mercearias de Rio Branco.

A fábrica, localizada no Distrito Industrial da Capital, produz 1,5t de sabão em barra, diariamente. Segundo Carlos Brilhante, um dos proprietários da empresa, a produção deverá ser ampliada, em breve, passando para 8t diárias. “Por enquanto vendemos somente em Rio Branco. Com a expansão da produção, pretendemos atingir todo o Estado”, comenta.

Carlos conta que o sabão começou a ser produzido por seus pais. Aposentados, os dois começaram a fazer sabão artesanalmente, no quintal de casa. “Eu pensei que isso seria uma atividade apenas para distraí-los”, conta o filho do casal.

Primeiramente, o sabão era distribuído para revenda a poucas e pequenas mercearias. Com o sucesso do produto, a família resolveu patenteá-lo e passou a produzi-lo em escala industrial.
Por enquanto, o Sabão Lírio está disponível em barra, nos aromas lavanda e limão. Segundo o empresário, quando a produção aumentar, serão fabricados também sabão em pó, água sanitária e sabão líquido. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation