Rodovia Transoceânica é destaque em série de reportagens na Globo News

A ligação terrestre entre Brasil e Peru, que abre caminho para a integração sul-americana, é tema de uma série de reportagens do Jornal das Dez, veiculado na Globo News.
Rodovia_Transocenica
A equipe de reportagem partiu de Rio Branco, percorrendo a Amazônia e Cordilheira dos Andes, até a Costa do Pacífico no Peru. Foram quinze dias colhendo informações sobre o que eles descreveram como “uma obra gigantesca capaz de garantir a integração”.

Na primeira matéria da série, a jornalista Rosana Cerqueira salienta que a nova rota de saída a partir do Acre promete colaborar com a economia e união entre os povos vizinhos. O Acre ocupa posição estratégica para o caminho das exportações, diminuindo, por exemplo, em seis dias a viagem para a Ásia.

“O Acre tem carne de qualidade. é o maior produtor de castanha do país e explora extensas áreas de madeira certificada. O Estado quer vender e precisa comprar. Ao mesmo tempo, o Peru exporta farinha de peixe, chumbo, alho, batata e cebola”, disse a repórter.

Foram entrevistados comerciantes, a prefeita de Assis Brasil (cidade brasileira que faz fronteira com o Peru) Eliane Gadelha, João Francisco Salomão (presidente da Federação das Indústrias do Acre na época em que a equipe esteve no Acre) e o governador Tião Viana.

“O Peru tem hoje mais de 20 milhões de habitantes comprando do Canadá e do México. Agora vai poder comprar da gente. Nós estamos a poucas horas do Peru e vamos poder vender nossos produtos. Estamos prontos para viver o novo desafio global que é entender o Pacífico como grande rota comercial”, comentou o governador na reportagem cedida à Globo News.

A matéria especial mostra ainda um produtor que exporta 10 toneladas de peixe ao Peru e já iniciou o processo para o primeiro embarque do produto para a China. E nesta terça-feira, 26, será exibida a segunda parte da série mostrando a travessia da fronteira com o Peru, exportadores que descobriram um novo caminho e a solução para problemas de exportação. (Agência Acre)

Rodovia_Transocenica_2

Rodovia_Transocenica_3

Assuntos desta notícia


Join the Conversation