Senado vai pedir informações ao Ministério da Justiça sobre decisão da Bolívia de regularizar carros ilegais

Em reunião nesta quarta-feira (13), a Mesa do Senado aprovou requerimento do senador Sérgio Petecão (PMN-AC) pedindo informações ao Ministério da Justiça sobre as ações a serem tomadas pelo Brasil frente à decisão recente do governo da Bolívia de regularizar carros ilegais em circulação naquele país.
Carros_1407
Em sua justificativa, Sérgio Petecão argumenta que essa decisão causou uma enorme preocupação no governo brasileiro, em particular nos estados que fazem fronteira com a Bolívia, em vista do temor do aumento de furto e roubo de veículos, com o consequente avanço da violência.

A Bolívia tem 3.166 quilômetros de fronteira seca com o Brasil ao longo de quatro estados – Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – cujos governos já expuseram o temor de maiores complicações e a necessidade de maior controle e fiscalização nas fronteiras em relação aos veículos brasileiros que diariamente cruzam esses locais.

Sérgio Petecão assinala ainda que a decisão da Bolívia, segundo fontes do setor econômico, vai elevar de forma abrupta o preço do seguro dos automóveis no Brasil.

Com a adoção da chamada Lei de Saneamento Legal, o governo boliviano estaria pretendendo aumentar o volume de arrecadação de impostos, segundo informações locais divulgadas na imprensa. (Agência Senado)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation