16 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Conferências debatem Sistema Único de Assistência Social e Segurança Alimentar

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/07/2011 - 03:52
Manda no zap!CompartilharTuitar

Implantado no Brasil a partir de 2005, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) passa por  processo constante de avaliação, aperfeiçoamento e consolidação que em Rio Branco se concretiza com a realização da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 19 e 20 de julho no Teatrão. Ao mesmo tempo está sendo promovida pela primeira vez a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que aborda o tema Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos. O evento pretende avaliar o Suas no âmbito da valorização dos trabalhadores e valorização dos serviços oferecidos e construir compromissos para efetivar o direito da população à alimentação de qualidade.
Conferrencia1
A rede de assistência social na Capital do Acre é formada por 7 centros de referência (Cras), 1 centro de referência especializado (Creas), 2 abrigos destinados a crianças e adolescentes em cumprimento de medidas protetivas, além do desenvolvimento de programas como o Bolsa Família e Peti que beneficiam em torno de 21 mil famílias por meio de projetos como o Pro Jovem Adolescente, Clube do Talento. Há ainda ações de abordagem aos moradores de rua e destinação de benefícios eventuais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social pelo menos 100 mil pessoas em Rio Branco sejam atendidas por programas e projetos.

Participam das discussões, a Conselheira Nacional de Assistência Social, Eulália Rodrigues, e o Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Eduardo Borges. Também no debate estão representantes dos usuários dos serviços, benefícios e programas sociais, de instituições assistenciais, governamentais e não governamentais e servidores que atuam no desenvolvimento dos projetos.
Para o prefeito Raimundo Angelim, que participou da abertura das conferências, a participação social é fundamental para discutir e elaborar as diretrizes dos serviços e consolidar o Suas. “O povo vem dizer o que é preciso mudar para melhorar. Se é ele o usuário, é quem sabe melhor quais as prio-ridades”, diz ressaltando que os gestores não podem ter dúvidas sobre quem decide. Ele cita como exemplo o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que no primeiro ano cadastrou o atendimento de 6 mil crianças e adolescentes. “Era urgente intervir. Hoje temos 900 meninos e meninas atendidos. O número ainda é alto mas já foi possível reduzir”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O que é o Suas – O Sistema Único de Assistência Social foi criado para descentralizar as ações de assistência social no país. A gestão é participativa com poder de articular recursos e reunir esforços para atender as demandas e exigências da Política Nacional de Assistência Social nas três esferas de governo. Duas linhas de atuação definem o SUAS. Uma delas é destinada a implementar a atenção básica de Proteção Social com metas à prevenção. A outra, Proteção Social Espe-cial, abrange famílias que foram vítimas de violência ou que estão em situação de risco social.

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mais de 10 municípios do Acre aderiram ao Simples Nacional

Próxima Notícia

Tião tem trabalho reconhecido pelo governo de Goiás

Mais Notícias

PT confirma candidatura majoritária de Jorge Viana em 2022
5º destaque

Em carta aberta, Cesário Braga afirma que é o único candidato à presidência estadual do partido e declara: ‘o PT não tem dono’

16/06/2025
O Acre agora tem Fiocruz
Destaques Cotidiano

Dr. Thor Dantas confirma sondagens políticas, mas diz estar focado na medicina e na ciência

16/06/2025
Roberto Duarte defende fortalecimento de aliança entre Republicanos e MDB para 2026
NOTÍCIAS

Roberto Duarte defende fortalecimento de aliança entre Republicanos e MDB para 2026

16/06/2025
Chefe de divisão da Seinfra morre aos 53 anos após 18 dias internado em estado grave
Destaques Cotidiano

Vereadores de Rio Branco aprovam projeto que proíbe inauguração de obras públicas inacabadas

12/06/2025
Faixa elevada e reformas de ponte e Urap: vereador apresenta 3 indicações de melhorias
Destaques Cotidiano

Neném Almeida diz que Câmara de Vereadores é submissa e critica rejeição de requerimento sobre ponte da Judia

12/06/2025
‘Se ele não vir por conta própria, será um requerimento atrás do outro’, dispara Aiache, sobre Cid Ferreira
POLÍTICA

Projeto de Lei propõe passagens gratuitas para gestantes de alto risco em Rio Branco

11/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Tião tem trabalho reconhecido pelo governo de Goiás

Sebrae inova mais 1 ano na Expoacre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre