23 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Jorge Viana comemora boa fase do Brasil frente à crise da Europa e dos Estados Unidos

paula por paula
15/07/2011 - 18:48
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Em seu balanço do semestre legislativo, o senador Jorge Viana (PT-AC) fez um registro nesta sexta-feira (15) do sucesso da presidente da República, Dilma Rousseff, no controle da inflação, ao fazer cortes no Orçamento e garantir o equilíbrio fiscal. Para Viana, o Brasil vive uma “posição privilegiada” após a crise financeira mundial de 2008, não só por tê-la superado rapidamente e alcançado um crescimento de 7,5% em 2010, mas por estar afastado dos sobressaltos econômicos da Europa e dos Estados Unidos.

-Brasil concilia hoje desenvolvimento e crescimento. O Brasil saiu de uma situação em que alguns que defendiam algumas teses econômicas ultrapassadas falavam sempre que o Brasil precisava primeiro crescer para depois se desenvolver, que não tinha como distribuir renda, que tinha de, primeiro, acumular riquezas para depois pensar na distribuição. O governo do presidente Lula inverteu essa lógica e o Brasil cresceu e se desenvolveu ao mesmo tempo – declarou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Jorge Viana elogiou Lula por ter conseguido eleger sua sucessora, exaltou as qualidades de Dilma Rousseff, que estaria fazendo um governo com “firmeza e sensibilidade política”, aplicando medidas voltadas para a justiça social. Destacou também sua capacidade e integridade, que considera “princípios fundamentais” em um governante.

Programas assistenciais

 Ao fazer um balanço das ações governamentais, o parlamentar citou a segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a previsão de construção de 2 milhões de moradias. Segundo o senador, trata-se do maior programa do gênero em implantação no mundo na atualidade.

– Nenhum outro país tem um programa como esse – disse o senador, que anunciou planos da presidente de ampliar o programa juntamente com a iniciativa privada.

 Também mencionou o Programa de Combate à Miséria Extrema, com objetivo de retirar 15 milhões de famílias dessa situação de risco.Ele explicou que se trata de uma continuidade do Programa Bolsa Família, implantado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Reforma política e Código Florestal

 Sobre as atividades legislativas no Senado, Jorge Viana destacou a aprovação de uma política de ganho real para o salário mínimo e considerou o primeiro semestre muito produtivo. Também elogiou a instalação de comissão especial para analisar os diversos temas da reforma política, mas disse ter sugerido ao presidente do Senado, José Sarney, que, na próxima etapa de votação das propostas, seja escolhido um senador “responsável pela articulação política”.

 Isso, a seu ver, evitaria o impasse gerado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), entre a escolha da lista fechada, defendida pelo PT ou do sistema do “distritão”, sugerido pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), nas eleições para deputado e vereador. Ambas as propostas acabaram derrotadas, lembrou.

 O senador manifestou satisfação por ter sido escolhido para relatoria na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Código Florestal. Por já ter vínculo anterior ao tema, Viana assinalou a importância de conjugar a produção agropecuária com uma economia florestal capaz de garantir o desenvolvimento sustentável.

 Por fim, Jorge Viana lamentou a morte, no dia 2 de julho, do ex-presidente e senador Itamar Franco, do PPS de Minas Gerais. (Agência Senado)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Bolívia identifica milhares de carros roubados no Brasil

Próxima Notícia

Governo pode reduzir percentual de álcool misturado à gasolina, diz ministro

Mais Notícias

Direção do PSDB e Gladson Camelí (Foto: Assessoria)
POLÍTICA

PSDB reage a fala de Gladson e reafirma aliança com o Governo em meio a disputas de bastidores

20/02/2026
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Contas da Aleac de 2020 são aprovadas com ressalvas pelo TCE

19/02/2026
Foto: Vitor Paiva
Destaques Cotidiano

Após folga do Carnaval, sessão na Câmara de Rio Branco é cancelada por falta de vereadores

19/02/2026
Foto: Arquivo
POLÍTICA

Gerlen Diniz exonera esposa, secretária de Finanças e controlador geral da Prefeitura de Sena Madureira

19/02/2026
Foto: Jean Lopes/ Seinfra
POLÍTICA

Governo do Acre desmente privatização e garante gratuidade no Hospital de Brasileia

19/02/2026
Foto: Reprodução
POLÍTICA

“Normalização do cansaço”, diz secretária do PT-AC sobre resistência da Acisa ao fim da jornada 6×1

18/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo pode reduzir percentual de álcool misturado à gasolina, diz ministro

Rio Acre baixo pode comprometer o transporte de produtos e o abastecimento de água na Capital

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre