Fecomércio alerta sobre golpes a empresários

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio) através do Presidente Leandro Domingos, alerta para a cobrança indevida emitida pela Associação Comercial e Empresarial do Brasil (Aceb). A suposta entidade emite boleto bancário destinado às empresas sem qualquer discriminação sobre o serviço cobrado.
Boleto_bancrio
Geralmente, o valor da cobrança é de R$ 198,50 indicando ainda desconto de R$ 8,50 para pagamento até a data de vencimento. Através do pagamento, o empresário torna-se automaticamente associado à Aceb, comprometendo-se a pagar anuidade ou mensalidade. As cobranças ilegais ocorrem com mais freqüência no início do ano, no entanto, podem acontecer em qualquer período.

O Presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, informa que pelo menos uma vez por ano os empresários têm recebido boleto bancário ilegal.

“Temos que tomar cuidado, examinar as cobranças que recebemos e desconfiar de qualquer irregularidade, pois este tipo de golpe sempre acaba fazendo várias vítimas. Quem tiver recebido o documento deve comunicar ao Procon sobre o fato”, orienta. Leandro informa ainda que a Fecomércio emite o Boleto da Contribuição Sindical com vencimento somente até o dia 30 de Janeiro de cada ano e nada mais.

O que fazer quando o boleto chega:
A empresa que receber a cobrança da taxa de manutenção, pode proceder da seguinte maneira:
•    Enviar carta a tais entidades informando que não têm interesse em figurar como associada.
•    Recorrer ao Procon;

Para quem efetuou o pagamento indevido
As empresas que efetuaram pagamento de boleto acreditando que tal cobrança referia-se a serviços prestados pela Fecomércio poderão requerer a restituição dos valores pagos, desde que comprovem que realizaram o pagamento por erro. O telefone da Fecomércio para obter informações e esclarecer dúvidas é (68) 3212.4800. (Ascom Fecomércio)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation