Rio Branco registra quase 10 quedas de energia em menos de 24 h

Em menos de 24 horas, entre terça e quarta-feira, ocorreram oito quedas de energia em Rio Branco. O gerente da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), subsidiária da Eletrobras no Estado, Celso Matheus, afirmou na tarde de ontem que as quedas de energia são resultantes de problemas na linha de distribuição em local ainda não identificado. Matheus aguarda relatório da empresa operadora do Sistema Nacional de Energia para se posicionar sobre o assunto.
Linha5656
Já a interrupção no fornecimento ocorrido na madrugada de ontem, 10, entre 3h e 7h foi uma atividade programada para manutenção da estação do bairro São Francisco e, segundo o gerente, informada à população em avisos divulgados em jornais e TV. Durante o período locais que prestam serviços essenciais como as unidades de saúde não foram afetados. “Não podemos afirmar o que está acontecendo. O que temos certeza é que as quedas de energia não são um problema ocorrido no Acre”, disse.

Em agosto de 2010, a Capital do Acre enfrentou uma crise no fornecimento de energia com interrupções diárias. Na ocasião, o governador Binho Marques emitiu nota oficial exigindo um posicionamento da empresa para esclarecer os motivos dos apagões em Rio Branco. Além de cobrar da empresa informações sobre as freqüentes interrupções e a normalização do serviço, o Governo do Estado acionou judicialmente a Eletroacre/Eletrobras, Eletronorte e Empresa Operadora do Sistema Nacional de Energia.

O governador Tião Viana afirmou ontem pelo microblog Twitter que o secretário de Minas e Energia informou que o problema na linha de transmissão está localizado no estado de Rondônia e que o Governo Federal está cobrando do Operador Nacional de Sistema Elétrico uma “resposta rápida”.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation