Você tem fome de quê?

Se for de cinema, aproveite as sessões gratuitas do Cineclube Samaúma que estréia hoje

Certamente você ouviu ou já em leu algum lugar a seguinte afirmativa: “Você é o que você come”, certo? Uma frase que divide opiniões. Há quem gaste muito tempo refletindo sobre o assunto e ainda assim não consegue chegar numa resposta concreta. Mas talvez o que vai ajudá-lo a descobrir isso é garantir sua poltrona nas sessões deste mês do Cineclube Samaúma Cinema e Vídeo. A sessão inaugural do projeto vai apresentar ao público de Rio Branco o documentário Sem Fastio: Você Tem Fome de Quê? (co-produção entre Acre e Pará, filmado durante o Fórum Social Mundial de 2009), que será exibida hoje, quinta-feira, a partir das 19 horas, no Cine Teatro Recreio.

De acordo com a presidenta do cineclube, o modus operandi do Samúma trabalha com desenvolvimento de módulos temáticos, ou seja, exibição de filmes que remetam a uma questão atual, que será debatida em conjunto com o público ao acender das luzes de cada sessão. “A temática de setembro é a comida. Vamos assistir e discutir produções que retratam a alimentação em suas formas de produção, sua relação com o meio e com o homem. Para isso, traremos no lançamento (hoje) um documentário que fala do vegetarianismo até a alimentação nos países africanos”, explica Daniela Andrade.

Abrir espaço na capital para filmes fora do circuito comercial, mostrar e debater produções do Acre e repensar quais os caminhos de uma política que traga autossuficiência para o mercado audiovisual independete no estado são elementos de base no planejamento do cineclube.

“Junto com os demais atuantes na cidade, o Samaúma pretende criar uma alternativa para o filme não-comercial (nacional ou estrangeiro), seja qual for sua linguagem, já que falta espaço para eles nos cinemas daqui”, enfatiza Daniela.

Cardápio especial Samaúma
O filme Super Size Me – A Dieta do Palhaço (2004) será apresentado no próximo dia 11. Nele, o diretor Morgan Spurlock resolve se alimentar apenas com refeições de uma famosa cadeia de fast-food por um mês.

Em seguida, dia 15, será exibido o documentário nacional do diretor Silvio Tendler, O Veneno Está na Mesa (2011), que aborda o uso de agrotóxicos na alimentação. Quem encerra o ciclo temático sobre comida é o também nacional Estômago (2007, ficção) no dia 25. A produção é dirigida por Marcos Jorge, que narra as desventuras de um nordestino quando se descobre cozinheiro na Grande São Paulo.

“Lembrando que todas as sessões são gratuitas e têm início sempre às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, que fica ali na Gameleira. Outra coisa importante é que um curta metragem acreano será exibido antes de cada filme.

Todos vocês são nossos convidados. Bom apetite!”, finaliza a presidenta do Samaúma. O projeto é apoiado pela Aldeia FM (Sistem Público de Comunicação do Acre) e tem a parceria do governo do estado, por meio da Fundação Elias Mansour. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation