Pesquisa constata o volume de negócios da Expoacre deste ano

Na Expoacre de 2011 foram leiloados 1.066 animais, comercializados 30 tratores, 54 carros, 24 caminhões e 90 motos. O setor de comércio e serviços, que inclui distribuidores de bebidas, parque de diversões, artesanatos e outros, movimentou quase R$ 6 milhões nos nove dias de feira. E o setor da indústria teve o volume de negócios fechado em mais de R$ 38 milhões. Os números revelam a quantidade de dinheiro que circulou e a quantidade de negócios que foram fechados durante a feira e por causa do evento.
Tiao0508
Os dados que mostram de forma precisa a evolução do volume de negócios realizados durante a Expoacre são do Governo do Estado, em pesquisa realizada pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Aplicadas à Gestão da Secretaria de Planejamento.

Desde 2003, pesquisadores realizam um trabalho de campo durante todos os dias do evento. Neste ano, 15 licenciadores foram distribuídos por setores munidos de questionários, que identificaram a quantidade e o valor dos negócios fechados diariamente. Depois disso, os dados foram tabulados e divulgados.

De acordo com o coordenador do Departamento de Pesquisa, Roney Caldera, o trabalho de pesquisa propicia a mensuração dos resultados e mostra o potencial de crescimento com dados quantitativos e qualitativos da maior feira de agronegócios do Estado. Ele salienta ainda a importância do planejamento para as demais ações de governo. A secretária também é responsável pela elaboração de outras pesquisas, como a da variação do preço da Cesta Básica e da publicação anual “Acre em Números”.

“A construção de políticas públicas deve ser embasada em informações. Qualquer ação precisa ser mensurada e os dados, cruzados para que tenham foco nas especificidades e apresentem resultados”, disse. Como exemplo ele cita o levantamento realizado na Bolívia e no Peru em razão da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O Departamento fez pesquisas para identificar o volume de negócios, mercado, renda, população consumidora, padrão de consumo, enfim, dados para embasar o potencial da região. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation