Rio Branco recebe programa de consumo responsável e reciclagem de resíduos

O Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Prefeitura de Rio Branco e a organização ambientalista WWF-Brasil firmam acordo de cooperação nesta quarta-feira (28), às 11h, para promover no município ações relacionadas a Consumo Responsável e Reciclagem do Programa Água Brasil.

A cerimônia de assinatura ocorre na Escola Acreana de Música (Avenida Central,  581,  Bairro Tucumã II – ao lado do colégio São Raimundo), durante a realização de oficina participativa para construção de plano de trabalho para o manejo de resíduos sólidos da cidade. A oficina se realiza nesta quarta-feira (28) e na quinta-feira (29), a partir das 8h, envolvendo organizações de catadores de materiais recicláveis, Prefeitura, a comunidade e as instituições parceiras.

Rio Branco é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para receber o Programa Água Brasil. O programa, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a organização ambientalista WWF-Brasil.

A assinatura do acordo representa a formalização da parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e as instituições parceiras do Programa Água Brasil e vai permitir ações conjuntas para melhorar a gestão de resíduos sólidos na cidade.

Em Rio Branco, o Programa Água Brasil apoia a prefeitura e os catadores de materiais recicláveis, melhorando sua infraestrutura e a capacidade de coleta do município. O Programa vai, ainda, desenvolver ações de comunicação comunitária e educação para o consumo responsável, entre outras iniciativas.

“O Programa Água Brasil visa principalmente alcançar mudanças de hábitos e atitudes. Em Rio Branco, vamos fazer um esforço para que a população participe cada vez mais da coleta seletiva e comece a refletir sobre seu consumo, gerando menos resíduo e destinando corretamente o resíduo gerado”, disse o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, Fábio Cidrin.

Além de Rio Branco, integram o grupo selecionado para receber as ações do Água Brasil as cidades de Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Natal (RN) e Pirenópolis (GO). Nestas cidades, as organizações parceiras estimulam a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e disseminam os princípios do consumo consciente. As ações em implementação vão permitir que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation