Saerb instala 2ª bomba no Rio Acre para evitar um colapso no abastecimento

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) concluiu ontem a instalação da segunda bomba de captação de água flutuante no Rio Acre. O objetivo é manter o nível de produção de 1,2 mil litros de água por segundo mesmo com a seca do Rio Acre, o que evita o desabastecimento na Capital. A empresa trabalha no controle de vazamentos de maneira coordenada, com seis equipes monitoradas diariamente para avaliação dos resultados.
Bomba2
As medidas para evitar o desperdício contam com a ajuda dos agentes de saúde que atuam no combate à dengue. Eles são capacitados a orientar à população sobre as formas de economizar água.

O diretor do Saerb, Eduardo Vieira, lembra que instalar bóias nas caixas d’água e evitar lavar calçadas, varandas e garagens usando mangueiras ajuda no combate ao desperdício. “Estamos fazendo um grande esforço para manter a produção de água para que não haja prejuízos ao abastecimento. Só que a população precisa colaborar, economizando e alertando os vizinhos sobre casos em que há desperdício”, orienta Vieira.

A instalação da segunda bomba flutuante adiou temporariamente o serviço de limpeza da Estação de Tratamento de Água II (ETA II) que chegou a ser divulgado pela empresa no começo da semana. A operação estava prevista para acontecer ontem e hoje. Ainda não há nota para a execução do serviço. O Saerb se programa para realizar a limpeza também da ETA I. “Desta unidade, só conseguimos fazer a limpeza quando o rio está na cota mínima”, explica o diretor do Saerb.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation