6 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Instrutor da SWAT ministra palestra em Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/03/2012 - 20:15
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Centro Avançado em Táticas de Imobilizações (CATI/AC) trouxe a Rio Branco Marcos do Val, presidente do CATI e instrutor da Special Weapons And Tactics (SWAT), dos Estados Unidos. Marcos ministrou uma palestra destinada aos profissionais da área de Segurança Pública e Privada.
Marcos do Val - F
De acordo com o instrutor, a palestra teve o objetivo de mostrar as diferenças entre segurança da polícia brasileira e da unidade de polícia altamente especializada dos Estados Unidos. “A SWAT é considerada a polícia do 1º mundo. Falei sobre a tendência de segurança no Brasil. Nos EUA, eles atingiram o nível de excelência, qualidade e aceitação da sociedade. Como trabalho em muitos países europeus, tenho um parâmetro do que tem que ser melhorado na polícia brasileira”, afirmou Marcos.

O CATI também desenvolve treinamentos aos policiais. “Aplicamos também treinamentos práticos. Os policiais buscam o CATI para se aperfeiçoar em operações de alto risco. O trabalho que a gente faz é uma especialização. É uma técnica dentro dos direitos humanos. Não causa nenhuma lesão corporal. Não faz a pessoa perder a vida. É sem violência”, disse o instrutor.

Kiuly Daniel, diretor operacional do CATI/AC, explicou que o centro quer especializar mais policiais. “A nossa ideologia é realizar mais seis cursos durante 2012. Queremos ajudar a melhorar a Segurança Pública do nosso Estado, combater a violência e agregar conhecimentos”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Quem é Marcos do Val?
Marcos do Val é fundador e instrutor-chefe do CATI. “Em 1999, presenciei uma cena em que um policial tentou imobilizar um rapaz e não conseguiu. Então, ele usou a força letal, aplicou um tiro e o rapaz morreu. Essa foi a primeira vez que eu vi alguém matando e morrendo. Dentro deste cenário, comecei a criar técnicas específicas do trabalho policial”.

O instrutor iniciou a carreira na Polícia Civil. “Fui trabalhar na academia policial do Espírito Santo, ministrei cursos e durante este período a técnica que eu tinha criado foi tão inovadora no meio de treinamento policial que acabei recebendo o convite para dar aula para a SWAT nos Estados Unidos, em 2000. Ao chegar lá, metade da equipe que iria participar do curso saiu da sala ao saber que eu era brasileiro. Eles questionavam que não tinham nada a aprender com alguém que fazia parte da segurança do 3º mundo. Ao descobrirem que as técnicas ensinadas eram muito importantes para o trabalho deles, me pediram desculpas e participaram do curso. Oficialmente, fui convidado para ser instrutor da SWAT e há 12 anos ministro curso nos Estados Unidos”.

Marcos já ministrou cursos em vários lugares do mundo. “Recebi o convite de dar aula para a segurança do Papa no Vaticano, para a equipe de operações especiais da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), que estava fazendo um trabalho anti-terrorismo. Faço treinamento em vários países”.

Hoje o CATI é a primeira e única empresa de treinamento policial. “Comecei a conhecer outros policiais e instrutores com habilidades específicas nas suas áreas (alto risco, resgate de reféns) e começamos a agregar à nossa instituição de treinamento estes profissionais. Hoje, somos 36 instrutores, dentre eles brasileiros e americanos da SWAT, dando aula para policiais do mundo inteiro”, finalizou Marcos.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ruas do Povo inicia última etapa em Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia

Próxima Notícia

PP oficializa apoio para Tião Bocalom e deve indicar o vice

Mais Notícias

Foto: Reprodução
2º destaque

Acender das luzes e Cantata de Natal movimentam o Palácio Rio Branco neste sábado, 6; confira programação

06/12/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
5º destaque

Quase 4 em cada 10 trabalhadores de Rio Branco dizem que salário não cobre despesas, diz pesquisa

06/12/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Acre tem dois alertas de temporal, com ventos que podem chegar a 100 km/h, segundo o Inmet

06/12/2025
Atendimento em Agência da Previdência Social. Foto: Roneymar Alves.
3º destaque

Acre tem 280 vagas de perícia em mutirão do INSS neste fim de semana

06/12/2025
Para participar, basta realizar compras de R$ 100 reais ou mais nas lojas credenciadas - Foto: Marcos Araújo/Secom
6º destaque

Natal Premiado vai sortear TV de 50 polegadas e R$ 14 mil em PIX em Rio Branco; veja como participar

06/12/2025
Ex-Iron Maiden Blaze Bayley é um dos nomes que já passou pelos palcos do evento - Foto: Talita Oliveira/Arquivo
Geral

Feliz Metal denuncia falhas da FEM em análise de projeto cultural e lamenta falta de apoio

06/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

PP oficializa apoio para Tião Bocalom e deve indicar o vice

Gazetinhas 31/03/2012

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre