Acre realiza a Estapa Estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Conferência nacionalA Controladoria-Geral do Estado em parceria com o Governo iniciou na manhã de hoje, a Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). O evento, realizado no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental, tem o fim de promover maior transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e no controle da gestão pública.

Quatro salas de debates foram organizadas, uma para cada eixo temático: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacipação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Segundo Fábio Félix, Coordenador Executivo Nacional do evento, vários objetivos serão expostos. “Cidadãos de diversos municípios do Estado estão aqui para discutir quais são as prioridades da temática da conferência. Iremos tratar sobre a transparência e controle social, quais são as diretrizes para combater a corrupção e promover mais transparência nas gestões. Todas as propostas estão sendo discutidas”.

O prefeito Raimundo Angelim falou da importância do evento. “Essa é uma forma de trabalharmos com transparência nos gastos, atitudes, na execução dos orçamentos municipais e estaduais. É também importante a participação da sociedade na fiscalização do gasto público”.

Tião Viana falou, durante a conferência, sobre Ética e Transparência no poder público acreano. “O governo do Estado tem o portal da transparência. Com a transparência você informa o que está sendo feito com o dinheiro público, com o imposto que a população paga. Você transfere a ela o direito de ser informada como estão sendo aplicados os recursos”.

Hoje 20 propostas serão encaminhadas para a Etapa Nacional, que serão apresentadas com a eleição de 28 delegados que irão representar o Estado na Etapa Final, que acontece em Brasília (DF) entre 18 e 20 de maio deste ano.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation