Angelim entregue Escola Álvaro Rocha reformada e modernizada

O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta sexta-feira, 13,  as obras de reforma e modernização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Vieira da Rocha, localizada na rua do Estudante, no bairro da Consquista.
Entrega escola 2
A cerimônia contou com as presenças dos secretários municipais Marcio Batista, da Educação; Claudia Cunha, de Obras Públicas; Oly Duarte, (Comunicação)  Marcio Oliveira, das Relações Institucionais; Eduardo Vieira (Governo);  Oteniel Almeida (Juventude); Osvaldo Leal (Saúde),  Rosali Scalabrin (CoMulher), Evandro Rosas (Economia Solidária)  e Dora Araújo, assessora de Gabinete;  técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme), familiares de Álvaro Rocha  e gestores da PMRB, além do deputado estadual Eduardo Farias; o secretário de Estado da Educação, Daniel Zen,  e a deputada Federal Perpétua Almeida e o Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores de Rio Branco,  Gabriel Forneck. “Esta é uma escola importante, que forma nossas crianças e é uma referência para esta comunidade”, disse o prefeito.

O prédio foi  totalmente reformado e ampliado, e uma nova setorização dos ambientes foi  proposta, ficando a área administrativa logo na entrada  e o refeitório e cozinha na parte  posterior.  Ao custo de mais de R$1.218.070.49 mil em recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco foram  realizados serviços como construção de novo refeitório com bebedouro e escovódromo, nova cozinha e despensa, além de depósito de materiais de limpeza, sala de informática, sala de multimeios e sala de recursos e mais nove salas de aula convencionais; construção de novos banheiros para alunos, sendo feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais; troca de piso com instalação de piso monolítico pigmentado em toda a área de circulação; troca total da cobertura e do forro; novas instalações hidrosanitárias e elétricas;  novo muro em padrão  PMRB para escolas municipais; urbanização da área interna da escola com calçadas, jardins e bancos; parque infantil destinado à recreação e convivência; construção  de calçada  padrão PMRB.

O secretário Marcio Batista lembrou que a marca da PMRB para essas obras é a qualidade e a preocupação com o conforto dos trabalhadores da educação e com os alunos, de modo que o melhor ensino saia ganhando.  Para ele, a escola visitada está pronta para os novos tempos.  “Entre tantos aspectos positivos, rata-se de uma escola de pátio grande  cuja ambiência melhora a convivência social”, disse Batista. “Mudou toda uma realidade. Antes, nós vivíamos momento muito difícil, não tínhamos estrutura. Hoje, ao contrário temos o que precisamos”, afirmou a diretora da Escola, Francilene Silva.

Família destaca importância e consideração
O nome da escola presta homenagem ao professor de História Álvaro Vieira da Rocha e foi fundada em 1988 em uma comunidade que iniciava sua formação como bairro.  Educador dos mais apaixonados, foi Álvaro o responsável pela implantação das fanfarras de várias escolas de Rio Branco.   Ele nasceu em 1927, no Pará,  e estudou na Universidade do Amazonas. Em Rio Branco, lecionou no Colégio Acreano. Em 1985 recebeu o título de Cidadão Acreano.

Faleceu em 19 de janeiro de 1988, deixando filhos e netos. Sua viúva, dona Raimunda Rocha,   e alguns de seus descendentes, participaram da reinauguração da escola. “Indica a importância e a consideração não com as pessoas mas com a comunidade”, disse o jornalista Ayres Rocha, filho de Álvaro. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation